SEPULTAMENTO CONVENCIONAL É CADA VEZ MAIS CARO – A tendência será a cremação

SEPULTAMENTO CONVENCIONAL É CADA VEZ MAIS CARO – A tendência será a cremação

O sepultamento pela via convencional é cada vez mais caro à família e ao poder público.

Uma das primeiras reportagens que fiz com novo Secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Euclides Mecabô, foi sobre os cemitérios.

Acredita que em Lages existem 17 cemitérios? Imagina o custo disso em manutenção, segurança, cuidados ambientais, burocracia e a questão legal?

Já está na hora de quebrarmos tabus e optarmos por processos mais práticos, ambientalmente mais corretos e econômica e financeiramente mais racionais e viáveis: a cremação, por exemplo. Esse é um processo 300% mais barato, prático e ambientalmente mais correto.

Não sei nem quem tem essa tecnologia em Lages, nem onde fica. Mas acredito que será uma tendência crescente. Isto devido à questão econômico-financeira e operacional. Há o lado ambiental e até sentimental. É uma forma de o ente querido permanecer por mais tempo entre os seus. Lembrando que após partirmos para a morada eterna o que fica é a memória.

Aspecto histórico

Fui pesquisar sobre a cremação e qual não foi minha surpresa ao saber que o processo crematório é tão remoto que vem desde o ano 1000ac. Ao passo que hoje é considerado algo novo, um sepultamento do futuro.

Portanto, a opção pela cremação será inevitável diante do crescimento demográfico no Planeta e os custos operacionais de qualquer atividade cada vez mais pesados.

Os custos pela via convencional são altos tento para a família enlutada como para o poder público que precisa se encarregar da manutenção, segurança e até pela questão legal. Enfim, está caro pra nascer e mais caro ainda pra morrer.

Cremação: está na hora de quebrar esse tabu

A empresa Crematório Vale do Sol, de Caçador, é referência nesse modelo. Tem plano que cabe no bolso de quase todas as famílias. E seus serviços são com alta tecnologia.

Entramos na sua página da Internet e lá estão bem explicadas todas as vantagens de se optar pela cremação na hora de um sepultamento. Mesmo sendo serviços com alta tecnologia, oferece plano de parcelamento do pagamento a partir de apenas R$ 45,90 mensais.

HISTÓRIA

A cremação é um dos processos mais antigos praticados pelo homem e mesmo sendo um costume que já existe há muito tempo, é considerada, hoje, como um serviço NOVO E MODERNO.

O processo crematório é visto assim, não só pelo uso de tecnologias avançadas, mas porque quando se está experimentando um crescimento da população mundial e da falta de espaços a cremação aparece como o SEPULTAMENTO DO FUTURO.

Em algumas sociedades este costume fazia parte do cotidiano da população, por ser uma medida PRÁTICA e HIGIÊNICA.

Alguns povos utilizavam a cremação para rituais fúnebres: os gregos, por exemplo, cremavam seus cadáveres por volta de 1.000 A.C. E os romanos, seguindo a mesma lista de tradição, adotaram a prática por volta do ano 750 A.C.

MOTIVOS PARA ADERIR A CREMAÇÃO:

Cremação, uma solução ecologicamente correta e financeiramente viável.

MEIO AMBIENTE:

A cremação é um processo 100% ecológico. Portanto, não afeta o meio ambiente. Além disso, nos enterros tradicionais podem ocorrer certos poluentes ambientais, o que não ocorre após a incineração do corpo. Afluentes podem contaminar a água subterrânea com mercúrio, arsênico entre outros

ECONÔMICO:

Normalmente os custos de sepultamento são maiores. Na maioria das cremações não há despesas como pagamento do terreno no cemitério.

Pode custar até 300% menos que o sepultamento e não há taxas anuais de manutenção.

HIGIÊNICO:

Evita problemas de higiene e sanitárias. Com a incineração se evita possíveis fontes de infecção, especialmente quando a morte tenha sido causada por doenças infecciosas.

FACILIDADE: 

PLANOS A PARTIR DE R$ 45,90

PRÁTICO:

Muitos, antes de morrer, pensam em facilitar as coisas para os enlutados. Em suma, aqueles que optam pela cremação, sabem que é um processo simples e mais rápido do que o sepultamento tradicional, uma vez que depois de incinerado as cinzas são depositadas em uma urna cinerária e os membros da família podem decidir livremente para onde levar, salvo de qualquer processo econômico e legal posteriormente.

12

MODERNO:

Apesar de ser um costume muito antigo, hoje a cremação é um serviço de funeral moderno. Não só pelo uso de tecnologias avançadas no incinerador, mas porque quando se considera que está experimentando um crescimento exponencial da população mundial e da falta de espaços associados a este fenômeno, a cremação aparece como o sepultamento do futuro.