Prefeitura e Governo de SC reforçam a segurança pública em Lages

Prefeitura e Governo de SC reforçam a segurança pública em Lages

As 50 novas câmeras de vigilância serão instaladas em pontos estratégicos definidos pela Polícia Militar

A cidade de Lages será em breve uma das mais protegidas de Santa Catarina. Numa parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, começarão a ser montadas já nas próximas semanas as 50 novas câmeras de vigilância para ampliar o sistema de videomonitoramento e reforçar a segurança da população.

Nesta terça-feira, dia 19, durante a entrega da nova Delegacia Regional da Polícia Civil, foi assinado entre o prefeito Antonio Ceron, o governador Raimundo Colombo e o secretário de Estado da Segurança Pública, César Grubba, o convênio das novas câmeras padrão Full HD instaladas em rede de transmissão digital por fibra ótica e com recursos de tecnologia de ponta.

Os 50 pontos foram definidos pela Polícia Militar conforme a possibilidade técnica de instalação dos equipamentos e a demanda de ocorrências. A previsão é de que os trabalhos comecem já nas próximas semanas. E tão logo tudo esteja pronto, Lages ampliará de 37 para 87 o total de câmeras, contemplando diversos bairros e potencializando consideravelmente a segurança públicana cidade.

Pelo convênio firmado nesta terça-feira, o Governo de Santa Catarina ficou responsável pela aquisição das câmeras, transmissão por fibra ótica e manutenção dos equipamentos por um ano. O investimento do Estado foi de R$ 651 mil. Já a Prefeitura se comprometeu em fornecer a energia elétrica nos pontos de videomonitoramento e providenciar manutenção preventiva e corretiva do sistema após o primeiro ano de instalação.

Câmeras de alta tecnologia, mais policiais e helicóptero potencializam a segurança

A eficácia de cada câmera equivale a 40 postos de observação, com alcance de três quilômetros em 360 graus e imagem de alta precisão. Assim, é possível reduzir a incidência de crimes, otimizar o tempo-resposta dos policiais, aumentar o índice de prisões em flagrantes e gerar provas consistentes para as investigações e, consequentemente, para os processos judiciais.

As novas câmeras foram compradas pelo Governo do Estado por meio do programa “Bem-te-vi”, realizado em parceria com as prefeituras e que já instalou 2,4 mil equipamentos em 115 municípios.

Só nos últimos 13 meses, a região serrana recebeu 73 novos policiais (48 militares e 25 civis), dos quais, 35 (20 PMs e 15 PCs) ficaram lotados na cidade de Lages.E com novos policiais nas ruas a partir dos próximos dias e o apoio do helicóptero Águia 4, a segurança deve aumentar consideravelmente na cidade.

“Investimos muito em equipamentos e efetivos, aliando inteligência e tecnologia. As câmeras não substituem a força policial, mas dão um suporte fundamental”, disse o governador Raimundo Colombo.

“Lages fica muito feliz com a nova delegacia e a ampliação das câmeras, pois tudo isso garante mais segurança à população”, concluiu o prefeito Antonio Ceron.

Fotos: Greik Pacheco