PARCERIA PELO TURISMO DA SERRA CATARINENSE – Workshop vai ajudar a integrar as atrações

PARCERIA PELO TURISMO DA SERRA CATARINENSE – Workshop vai ajudar a  integrar as atrações

A SERRA CATARINENSE JÁ TEM UM TURISMO CONSOLIDADO. DESTAQUE PARA A SERRA DO RIO DO RASTRO EM BOM JARDIM, URUBICI, SÃO JOAQUIM, URUPEMA E LAGES.

Faltava um projeto que integrasse os eventos turísticos. Para isso foi dado um grande passo. Está em andamento desde ontem um Workshop que vai ajudar a integrar o turismo da Serra Catarinense.

O evento é uma parceria da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e Associação de Municípios da Região Serrana – Amures, inicia nesta quarta-feira (20) no Auditório do Centro Tecnológico da Uniplac, o Workshop Identidade Cultural – Serra Catarinense. Mais de 100 pessoas entre empreendedores de turismo, gestores públicos, artesãos e profissionais ligados ao setor são esperadas para uma programação de dois dias.
A palestra de abertura será comandada pelo professor da Uniplac, Geraldo Augusto Locks, que falará sobre Identidade Cultural na Região Serrana. Também terá espalho na abertura, o gerente de projetos culturais e analista da ‎Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, Rosivaldo Flausino.
Pela manhã também serão apresentados cases regionais e nacionais de ações voltadas ao turismo para que sirvam de inspiração aos participantes do evento. Oficina de Mapeamento de Elementos Culturais da Serra Catarinense e palestra com Paul Coudenys encerram a programação do primeiro dia do Workshop.

Cavalgadas pela América Latina

A palestra de Paul Coudenys é esperada com grande expectativa, pois é pioneiro em cavalgadas internacionais e co-fundador e presidente da ALATCE; Associação Latino-Americana de Turismo e Cultura Equestre. Coudenys fala seis línguas, ama a vida e o bom humor e é uma pessoa muito sociável e sabe como ninguém, guiar uma aventura equestre.

Nascido na Bélgica, Coudenys começou sua carreira como ferrador de cavalos e aos 21 anos fez uma viagem de mochilão pelo mundo. Cavalgou em 53 países diferentes e é talvez a pessoa mais experiente do mundo neste segmento. Em 2010 decidiu mudar-se para o Sul do Brasil.
Depois de anos de experiência na organização de cavalgadas e expedições equestres ao redor do mundo, ele agora só se concentra em cavalgadas e turismo equestre na América Latina.

Rodada de negócios para fomentar o turismo

Para quinta-feira (21), o Workshop será focado em painel de palestras com representantes do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, EPAGRI e Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG. Haverá também uma discussão sobre os resultados da oficina e organização das próximas ações, sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esportes.
A tarde o evento concentrará na palestra do ex-ministro de Turismo – Luiz Barreto e na mesa de Rodada de Negócios com no mínimo 49 empresas de segmentos diversos ligados ao turismo. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae coordenará a rodada de negócios.
Em sua fala, o ex-ministro falará sobre o cenário atual do turismo no Brasil e no mundo. Ele focará também a atratividade turística de Lages para os turistas estrangeiros. Fará uma avaliação do turismo na era digital e abordará dentre outros temas, as mudanças de comportamento dos turistas e os modelos de negócios e os diferencias das empresas do segmento que estão se destacando nessa área.