AÇÕES PREVENTIVAS À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Legislativos de todo o país têm se mobilizado em defesa da segurança da mulher, especialmente quanto a sua integridade física, sexual e de assédio.
Uma das idéias mais criativas foi a da vereadora Katsumi Yamaguchi (Progressistas), de Lages/SC.
Ela teve Moção Legislativa aprovada por unanimidade pela Câmara, esta semana, sugerindo a criação pelo município de um curso de defesa pessoal destinado às mulheres.
VEJA MAIS
Vereadora propõe curso público de defesa pessoal às mulheres
A Câmara de Vereadores de Lages/SC aprovou por unanimidade Moção Legislativa defendendo a criação de um curso de defesa pessoal na Fundação Municipal de Esportes, destinado às mulheres.
O objetivo é que as mulheres aprendam como agir em situações de perigo e também a prestarem atenção nos sinais de possíveis ataques.
A autora lembra que as aulas ainda podem contribuir para a melhora na agilidade, força, reflexo, resistência, raciocínio rápido, autoconfiança e autocontrole delas.
A Moção da vereadora Katsumi Yamaguchi (Progressistas), aprovada com associação de vários colegas, já foi encaminhada ao prefeito Antonio Ceron e ao superintendente da Fundação de Esportes, Renatinho Junior.
A matéria ressalta ainda que assédio e abuso às mulheres também acontecem todos os dias, seja na rua, no transporte público, no trabalho ou em outros lugares.
O documento lembra ainda que dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) dão conta de que uma em cada três mulheres é submetidas a situações de violência física ou sexual ao longo da vida.
Adverte que são agressões que trazem consequências, além daqueles do episódio, as que geram transtornos de ansiedade, depressão, gravidez não desejada, infecções sexualmente transmissíveis, entre outros problemas.
Foto e fonte de dados da Moção: Blog Olivete Salmoria, Lages/SC.
Deixe Seu Comentários