O Ministério da Saúde publicou ainda ontem a portaria.
As ações internas eram regidas pelo Programa de Emergência em Saúde Pública de importância Nacional para o combate à Covid-19.
Na semana passada o Ministério da Saúde anunciou o fim da emergência sanitária e que oficializaria em nova portaria estabelecendo novos procedimentos em relação à crise no Brasil.
Com a nova medida não haverá qualquer mudança nas ações de saúde da OMS e nem nos repasses de verbas e vacinas a estados e municípios.
Tampouco haverá alteração na campanha de vacinação; o PNI segue dentro do ritmo normal, garantiu o ministro Marcelo Queiroga.
Quanto ao fim da emergência, o ministro lembrou que a decisão é da OMS, já que é uma questão mundial.
A medida adotada pelo ministério limita-se apenas a procedimentos já desnecessários, tomados internamente.
Entenda o anúncio:
No domingo (17/4), o ministro Marcelo Queiroga anunciou o fim da emergência de saúde pública de importância nacional devido à covid-19.
Foi em declaração oficial pela televisão, quando disse que a decisão foi tomada por causa da melhora da situação epidemiológica; em decorrência do aumento da cobertura vacinal; e da capacidade de atendimento do SUS. O ministro Queiroga afirmou também que sairá um ato normativo nos próximos dias para disciplinando a decisão.
Publicada em fevereiro de 2020, a portaria do governo foi editada poucos dias após a Organização Mundial da Saúde declarar emergência internacional de saúde pública.
Essa norma permitiu que o governo federal, os governos estaduais e os municipais tomassem uma série de medidas, tais como: o uso obrigatório de máscaras e a autorização emergencial para vacinas.
RECONHECIMENTO E GRATIDÃO
Nós aqui do Eron Portal também entendemos que é tempo de lembrar a importância dos heróis da linha de frente dessa pandemia.
Nosso agradecimento à legião de “ANJOS DA SAÚDE” que há quase 2 anos cuidaram da gente.
Ainda bem que anjos existem mesmo!
Como a tragédia logo vai deixar de ser pandemia, resta-nos deixar nosso agradecimento aos milhares de profissionais de Saúde que nos protegeram, cuidaram de nossos mais próximos e até sacrificaram seus dias para cuidar dos últimos instantes de quem a doença levou.
HISTÓRICO
Desde o dia 26 de fevereiro de 2020, quando foi registrado o primeiro caso de Covid-19 no Brasil, que milhares de médicas, médicos, enfermeiras, enfermeiros, vacinadoras, vacinadores e gente indispensável dos serviços sempre estão prontos para atender as vítimas da mais cruel doença que o mundo já viu.
São criaturas especiais, escolhidas a dedo, muitas humildes na existência, porém nobres no coração e na alma!
Gente iluminada e pré-destinada por Deus para ‘Anjos da Guarda’ de sua criação.
MUITO OBRIGADO POR VOCÊS EXISTIREM!
Eron Portal
Deixe Seu Comentários