Lages recebe o “Programa Mulher Viver sem Violência”

Lages recebe o “Programa Mulher Viver sem Violência”

Durante quase duas semanas o já conhecido Ônibus Lilás estará percorrendo localidades do interior e áreas urbanas com diversas atividades de prevenção da violência
Fotos: Daniel Costa, Marcelo Pakinha, Greik Pacheco e Ary Barbosa

Com o objetivo de trabalhar a prevenção da violência com as mulheres do interior e da cidade, estacionou em Lages, nesta segunda-feira (19 de março) o conhecido Ônibus Lilás, do “Programa Mulher Viver sem Violência”. Esta é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com o Governo do Estado e Prefeitura, através do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Para abrir a programação deste evento foi realizada uma solenidade na sede da Secretaria Municipal de Política para a Mulher e Assuntos Comunitários com a participação do prefeito Antonio Ceron, do vice Juliano Polese, da secretária municipal de Política para a Mulher e Assuntos Comunitários, Marli Nacif, o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), João Alberto Duarte, e o delegado de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, Rochell Amaral da Silva, e demais autoridades.

De acordo com o prefeito Ceron, a criação da Secretaria de Política para a Mulher, a primeira no Estado, tem objetivos claros com ações práticas na redução dos índices de violência e também com trabalhos sociais junto à comunidade. “Dados dos órgãos especializados apontam que Lages tem apresentado uma grande evolução, otimizando políticas eficazes e rápidas no combate à violência contra a mulher. Por isso, esta Secretaria tem papel fundamental no suporte às famílias que necessitam deste tipo de atendimento”, disse.

O Ônibus Lilás desenvolverá, durante quase duas semanas, nas localidades do interior e área urbana (que possuem altos índices de violência de Lages e municípios da Amures), atividades como: palestras, atendimentos nas áreas da saúde, educação, psicossocial, jurídico, rodas de conversa, ações de agricultura, meio ambiente e recreativas. “O trabalho executado em rede com o apoio de todos os parceiros, e aqui eu destaco também os órgãos não governamentais, está contribuindo para o trabalho de proteção e prevenção da violência”, comentou a secretária Marli Nacif.

Confira a programação do Ônibus Lilás:

19/03 – 13h às 17h – Atividades em frente à Mercearia do Alemão, na entrada do Bairro Vista Alegre;

26/03 – 8h30 às 17h – Atividades no pátio da Escola Municipal de Educação Básica, em Santa Terezinha do Salto Caveiras;

27/03 – 8h30 às 17h – Atividades no Salão da Igreja do Loteamento Nadir;

28/03 – 8h às 17h – Atividades no Salão da Igreja da Localidade de Rancho de Tábuas/Potreiros, e

29/03 – 9h às 18h – Encerramento na Praça Joca Neves