LAGES INVESTE NO PEQUENO PRODUTOR – Projeto Porteira a Dentro é revolucionário no Estado.

LAGES INVESTE NO PEQUENO PRODUTOR – Projeto Porteira a Dentro é revolucionário no Estado.

Se o produtor rural não planta o homem da cidade não janta. Só que o morador urbano ganha rua pavimentada de graça.

Mas fazer a estrada na entrada da propriedade do homem rural não pode. Para chegar até a sede da propriedade precisou de lei especial, senão era serviço particular. Uma incoerência da lei.

……………..

PROJETO PORTEIRA A DENTRO VAI DA ESTRADA GERAL ATÉ A SEDE DA PROPRIEDADE PARA ECOAMENTO DA PRODUÇÃO, ANTES FEITA NOS OMBROS DO PRODUTOR.

SERRA CATARINENSE – A prefeitura de Lages/SC aprovou uma lei que permite fazer melhorias no acesso desde a estrada geral até a sede da propriedade do pequeno produtor rural.

Trata-se do projeto “Porteira a Dentro”, que melhora e conserva os acessos das propriedades. É uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado e os próprios produtores que está corrigindo uma injustiça. Muito produtor rual às vezes precisa transportar o leite e outros produtos de carrinho de mão até a estrada geral onde o caminhão passa para apanhá-los.

A injustiça seria porque enquanto o homem urbano recebe rua, calçadas, água e luz, o homem do campo vive isolado porque as áreas rurais são extensas e não há como ele pagar uma obra com máquina pesada para facilitar o escoamento de sua produção.

WhatsApp Image 2019-01-14 at 19.11.11

Nesta sexta-feira ao meio-dia o prefeito Antônio Ceron fez uma visita à localidade de Entrada do Campo, onde vistoriou as obras de várias estradas em propriedades melhoradas graças a esse programa. Agora o caminhão do leite, por exemplo, chega até a cassa do produtor.

Segundo o secretário de Agricultura e Pesca, Osvaldo Uncini, o programa já realizou obras de patrolamento e cascalhamento para 95 famílias das proximidades. Mais 21 delas já receberam o potrolamento.

Nos meses de novembro e dezembro últimos o prefeito Antônio Ceron fez inspeção às obras desse projeto que era uma aspiração de 50 anos dos produtores rurais. A cerimônia acima foi na localidade de Entrada do Campo. Os pequenos produtores, especialmente de leite e hortifrutigranjeiros, estão sendo beneficiados este ano. Cerca de 100 deles somente nas localidades de: Entrada do Campo, Mangueiras, Rancho de Tábuas, Coxilha Rica, Santa Terezinha do Salto, Santa Terezinha do Boqueirão, Passo dos Souzas, entre outros.

Em 2017 e 2018 esse convênio com o Governo do Estado possibilitou a conservação de mais de 1.000 km de estradas, inclusive com pontes, bueiros e canais para as águas. O projeto Porteira a Dentro fez 2.o49 estradas dentro de propriedades, incluindo recuperação, patrolamento, cascalhamento, pontes e bueiros.

Segundo o secretário de Agricultura e Pesca, Osvaldo Uncini, o investimento foi de R$ 6 milhões do Estado, a contrapartida da prefeitura com máquinas, homens e apoio técnico e os produtores que pudem participam com o combustível. Lages é o maior município do Estado em extensão, com quase 2.644 mil Km2 e mais de três mil km de estradas municipais.

O Diretor Administrativo da Secretaria, Ozair Coelho de Souza – o Polaco – disse que o slogan mais adequado para esse programa seris: “Apoiar o produtor rural é preciso, pois se ele não planta o homem da cidade não janta”.