ÁGUA PODERÁ SER A MAIS PODEROSA COMMODITIE DO BRASIL – Tendência é ela ocupar boa faixa do lugar do petróleo no mercado

ÁGUA PODERÁ SER A MAIS PODEROSA COMMODITIE DO BRASIL – Tendência é ela ocupar boa faixa do lugar do petróleo no mercado

É que o petróleo vem sendo substituído rapidamente por outras fontes de energia limpa e infinita.

Hoje ele sobe tanto, mas é por circunstâncias: dependências extrema dele por parte de alguns países, desastres naturais e eventos como pandemias e guerras; isso leva à busca de substituição.

 

ENTÃO, RIOS E AQUÍFEROS PODEM SER NOSSAS MINAS  DO FUTURO

Prioridade para se chegar a isso: proteção das matas e do clima, ações apropriadas para se manter o regime dos rios e das outras reservas hídricas, inclusive as subterrâneas.

Se não procedermos assim, num futuro próximo, de ricos em água doce, pode nos restar a água do mar e de algumas chuvas para beber.

Hoje temos uma alternativa – a água subterrânea – que é o caso do Aquífero Guarani, a segunda maior reserva de água doce do mundo.

Mas já estamos poluindo suas áreas de recarga.

 

MAIS CEDO

AQUÍFERO GUARANI, MAIOR RESERVA SUBTERRÂNEA DE ÁGUA DO BRASIL

Uma das alternativas para se enfrentar crises hídricas; logo será ele que irá matar a sede do Brasil.

 

AMEAÇADO

Um dos exemplos de maus tratos às reservas hídricas é o Aquífero Guarani, uma das maiores fontes subterrâneas do mundo, cujas bocas de recarga já estão debaixo de cidades; não são apenas os rios que recebem dejetos urbanos. 

Durante as frequentes crises de água para geração de energia, pelo menos para o consumo ainda temos certa oferta abundante. Resta investir na preservação de nosso potencial para afastar riscos.

Bem logo organismos internacionais irão direcionar investimentos para a área hídrica. Como o petróleo anda cada vez mais enfrentando restrições devido seu custo ambiental, a água será o novo petróleo do mundo.

 

 

 

 

 

 



Politica de Privacidade!