INVETARAM UMA NOVA COMMODITIE E MANCHARAM A “MARCA BRASIL”
A Lava Jato descobriu que a Odebrecht e outras empreiteiras haviam lançado um novo produto no mercado internacional: a Propina. Objetivo: captação de obras públicas.
Concluiu que a empreiteira foi a vários países ensinar como captar obras públicas pagando propina a gentes públicos e políticos.
Foi assim na África, no Panamá, nos Estados Unidos, no Peru… Neste último País, a ação da empreiteira foi na construção da rodovia transoceânica, ligando a Amazônia Brasileira ao Pacífico. Foi no Governo Lula e tinha objetivo de ganhar tempo e economizar no transporte de grãos para a Ásia, especialmente para a China.
A estrada foi mal feita e em pouco tempo estaria cheia de buracos, sem transportar quase nada de grãos. Liga o nada a coisa nenhuma.
PRODUTOS TRADICIONAIS DE EXPORTAÇÃO DO BRASIL
O Brasil sempre fez sucesso no marcado internacional com sua pauta de exportações. Sempre ofereceu produtos tradicionais: café, soja, suco de laranja, madeira, minério de ferro, carros, calçados, entre outros.
Há alguns anos a má apolítica e algumas empreiteiras lançaram um novo produto: a corrupção através da propina para captar obras públicas
Foi um modelo inaugurado a partir do Governo FHC e depois nos Governos do PT, especialmente o de Lula. Primeiro mal feito foi o Mensalão. Depois ocorreu a transformação do Congresso, Governo Federal, estados e estatais em balcões de negócios. Primeiro objetivo: formar bases parlamentares no Congresso.
a partir daí a propina foi considerada uma jabuticaba no mercado internacional. Dizem que se dá o apelido jabuticaba a tudo aquilo típico do Brasil, que só dá por aqui.
É que essa fruta só existe no Brasil. Então, a propina para comprar bases eleitorais ganhou o apelido de jabuticaba.
Post original: em 11 ago 2020, às 18:02
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