Caminhos da Serra Catarinense – um modelo europeu de rodovias turísticas, onde a paisagem desfila à frente do visitante devido a sinuosidade.
Seu maior patrimônio é a natureza, cujo símbolo é o pinheiro araucária. Vastas reservas de verde, rios de águas cristalinas com cachoeiras que congelam durante a neve e pássaros de inúmeras espécies também são atrações turísticas.
Tanto que o papagaio Charrão, que vem dos Andes comer pinhão no inverno despertou o interesse de observadores de pássaros de diversos pontos do País.
ESTE ANO AINDA NÃO NEVOU POR LÁ, APESAR DO FRIO DA MANHÃ DESTE 20 DE MAIO
Contudo, qualquer momento o verde dos pinheiro será coberto de branco, pois já está prevista nevasca ainda em maio.
MODELO EUROPEU DE RODOVIAS TURÍSTICAS
Os projetos financiados pelo BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento – seguem o modelo europeu de rodovias turísticas. O asfalto segue o leito original do traçado anterior com todas as suas curvas.
Além de proteger a natureza, com menor impacto, a estrada fica amais segura porque as curvas fazem a função de redutores de velocidade. E o mais interessante: com as curvas, a paisagem sempre estará na frente. Veja nas fotos. Não há reta com mais de 500 metros.
Pense numa estrada em que a paisagem é que desfila em sua frente! É isso mesmo! Veja nas fotos. Quem vai a Urupema percorre uma estrada com as mais belas paisagens do Sul do Brasil em sua frente.
É que o homem deu mais um detalhe a essa beleza, construindo uma estrada que faz com que a paisagem desfile em sua frente em 90% dos 26 km de Painel a Urupema, de mata, com destaque para as araucárias.
Pense numa estrada em que a paisagem é que desfila em sua frente! É isso mesmo! Veja nas fotos. Quem vai a Urupema percorre uma estrada com as mais belas paisagens do Sul do Brasil em sua frente.
É que o homem deu mais um detalhe a essa beleza, construindo uma estrada que faz com que a paisagem desfile em sua frente em 90% dos 26 km de Painel a Urupema, de mata, com destaque para as araucárias.
Especialmente nas BR-s as rodovias tem longas retas. No modelo Europeu de rodovias turísticas prevalecem as curvas para o desfile das paisagens.
O modelo convencional de projetos de rodovias é mais apropriado ao transporte de cargas e privilegia as retas. Além de encarecer a obra devido ao maior movimento de solo, há os adicionais indesejáveis: o convite à velocidade e o desfile nas laterais das matas. Você só vê praticamente o asfalto em sua frente. Veja na foto.
Deixe Seu Comentários