VERDADEIRA REFORMA QUEM FARÁ UM DIA SERÁ A EDUCAÇÃO – Mas deve demorar uma geração.

VERDADEIRA REFORMA QUEM FARÁ UM DIA SERÁ A EDUCAÇÃO – Mas deve demorar uma geração.

AS REFORMAS EM CURSO, COMO A DA PREVIDÊNCIA, A TRIBUTÁRIA, A ADMINISTRATIVA, A DOS COSTUMES … SERÃO APENAS PASSOS INICIAIS.

A verdadeira reforma será feita, um dia, pela Educação. Será através do surgimento de um novo capital humano.

Portanto, já a partir do ensino infantil, as escolas deverão ensinar a pessoa a pensar. Ensinar a pessoa a ser mais gente e mais útil ao mundo, à produção e a si própria…

A escola dos últimos tempos tem ensinado mais a se pensar futilidades, até bobagens, e muito pouco que seja construtivo, produtivo.

A escola atual foi aparelhada para direcionar cabeças a interesses diversos e muito pouco para o avanço da Humanidade e da própria criança e o adolescente. E na Universidade mais ainda.

NOVOS TEMPOS

No longo prazo as escolas terão que disponibilizar novos conceitos de aprendizagem, novos conteúdos, nova modalidade de escola que ensine a trabalhar e também a empreender.

E daí será necessária a disciplina do ser humano para relacionamento e os cuidados com o maior patrimônio: seu corpo. Sem esquecer da disciplina comportamental para se enquadrar nos novos ambientes e novos normais.

Quer dizer, a verdadeira reforma virá no longo prazo através do capital humano a ser preparado na família e na escola.

 

UNIVERSIDADES JÁ PERCEBERAM QUE PRECISAM DE ALTERNATIVAS.

Uma tendência é o ensino universitário a distância para democratizar e barateara o conhecimento.

E até o ensino médio também caminha para o EAD. Até porque o poder público terá cada vez menos dinheiro e da vez mais clientela com necessidades do saber.

Um belo exemplo de visão e integração aos novos tempos é dado pelas novas universidades que já oferecem EAD. Descobriram isso por exigência dos tempos.

Essas universidades largaram na frente e estão atraindo cada vez mais novos acadêmicos. É um filão poderoso que vem aí.

É comum campanhas de captação de novas cabeças para o ensino à distância. É uma demonstração de que as instituição de ensino superior já estão deixando a zona de conforto, situação criada pelo modelo de financiamento da Educação de até bem pouco tempo.

Quem tem índices do ENEM ganha bolsa de 100%. Quem não tem, ganha 30% de bolsa e começa a estudar já. Então não perca tempo e aproveite essa oportunidade.

(Um exemplo é a Uniasselvi: (49) 3229.3660 e Whatsapp: (49) 99811.9647).

E AS OUTRAS UNIVERSIDADES?

As demais instituições também precisam prestar atenção à senha e entender que é preciso acordar para a nova ralidade. Não há mais como o setor público continuar bancando tudo e ainda arcar com o desperdício. Este já está a caminho da privatização parcial, pelo modelo de aquisição de vagas.

Acabaram os tempos de ouro e do desperdício de dinheiro na educação do “faz de conta”. Professores fazem de conta que ensinam e alunos fazem de conta que aprendem.

Visivelmente a Educação serviu até aqui para atender à questão periféricas e até como gerando espaço para produzir adeptos e respaldo a projetos de poder da esquerda ou da direita.

E o que é pior, hoje temos uma educação o que prepara cidadão para tarefas que só existiam no século passado.

ENTÃO, VIRÁ POR AÍ A NOVA EDUCAÇÃO, DENTRO DE NOVOS CONCEITOS DE APRENDIZAGEM E DE QUALIDADE, DISCIPLINA E DEMOCRATIZAÇÃO É QUE VAI FAZER A MAIOR REFORMA NO BRASIL.