SERVIDORES MUNICIPAIS DÃO EXEMPLO DE CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA E SOLIDARIEDADE – Durante a quarentena fabricam sabão com óleo de cozinha descartado.

SERVIDORES MUNICIPAIS DÃO EXEMPLO DE CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA E SOLIDARIEDADE – Durante a quarentena fabricam sabão com óleo de cozinha descartado.

AJUDA COMUNITÁRIA E CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA: ÁLCOOL EM GEL, ÁGUA E SABÃO VALEM POR REMÉDIO DEVIDO À PANDEMIA.

Numa cidade de SC servidores da prefeitura fabricam sabão a partir do óleo de cozinha que já foram doados e ao mesmo tempo desviam contaminação pesada que iria para o esgoto ou ao meio ambiente.

Veja detalhes do trabalho voluntário dos servidores municipais da Prefeitura de Lages/SC.

Fonte: Departamento de Meio Ambientes.

Em uma hora e meia de trabalho coletivo foram produzidos 120 pedaços de sabão. Com esta única medida foram desviados 30 litros de óleo da rede de esgoto e solo, eliminando o risco de contaminação
Daniele Mendes de Melo.

O trabalho deve continuar enquanto durar a quarentena.

 

 

O dia 6 de abril amanheceu escuro e logo no meio da manhã a chuva tão esperada caiu em Lages. Mas, apesar das condições meteorológicas e de ser uma segunda-feira, servidores da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente provaram que uma segunda-feira pode ser um dia bem produtivo, sim, e levantaram a bandeira do combate à proliferação do novo Coronavírus, gerador da doença Covid-19, em uma operação especial de solidariedade entre si em tempos de distanciamento e isolamento social e quarentena de prevenção e luta contra a disseminação da pandemia. Um grupo de servidores da Secretaria foram voluntários depois de motivados pela diretora de Meio Ambiente, Silvia de Oliveira, reunindo-se para a atividade de produção de sabão a partir do óleo de cozinha usado e descartado no Ponto de Entrega Voluntária (PEV), localizado na sede da pasta municipal, situada na rua Germiniano Cordeiro, nº: 202, bairro Caravágio, próxima à rótula entre as avenidas Camões e Dom Pedro II.

Todos os procedimentos seguiram rigorosamente as normas de segurança para evitar contatos físicos e com gotículas, como uso de máscaras e luvas. Neste panorama de alerta quanto ao isolamento social, essencial para o baixo e controle dos números de casos de Coronavírus e para o achatamento da curva de transmissões, os servidores desta Secretaria, mais precisamente da equipe de limpeza e manutenção, não pararam seus serviços e precisam dar bons exemplos nos cuidados com a higiene das mãos e roupas quando retornam para junto de seus familiares. Por isto foram adotadas medidas de prevenção.

O propósito desta atividade foi utilizar a matéria-prima disponível (óleo) e beneficiar estes servidores com o repasse dos itens fabricados.  São mais de 40 PEVs distribuídos na cidade de Lages para descarte correto de óleo de cozinha domiciliar usado, e a maioria destes PEVs está localizada em escolas públicas municipais.

No primeiro momento foram analisadas receitas e optou-se por uma receita simples e mais segura, de acordo com Silvia de Oliveira. Os insumos complementares foram doados pelos envolvidos na confecção. Os ingredientes utilizados foram água, soda, sabão em pó, óleo e álcool.

Em uma hora e meia de trabalho coletivo foram produzidos 120 pedaços de sabão, e na quarta-feira (8 de abril) serão distribuídos aos servidores diretos da limpeza. Com esta única medida foram desviados 30 litros de óleo da rede de esgoto e solo, eliminando o risco de contaminação. Em 2019 foram encaminhados 2.500 litros para a empresa Duramais, em Otacílio Costa, e revertidos R$ 0,40 por litro às escolas participantes no Projeto Óleo – PEV.

Mesmo com esta tensão mundial, a proposta é inovar e executar bons métodos. “A ideia é dar continuidade nesta ação favorecendo mais pessoas nesta época em que se exige criatividade e solidariedade. Juntos e criativos, com dedicação e empatia, faremos nossa cidade vencer a Covid-19. Devemos aproveitar esta oportunidade para pedir às pessoas que fiquem em casa e lembrá-las de que somente serviços essenciais e os liberados pelas autoridades devem ter seus profissionais em movimentação. A Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente permanece com seus servidores protegidos, com atuação em contingente reduzido, ou em home office, ou em regime de urgência e plantão, sem prejuízos à população. Qualquer novidade ou orientação será prontamente informada à comunidade”, tranquiliza Silvia.

Para acessar mais informações e detalhes, os interessados podem mandar perguntas para o e-mail centroambiental@lages.sc.gov.br ou ligar para (49) 99902-0062. No link http://www.lages.sc.gov.br/meio-ambiente/projeto-lixo-organico-zero podem ser verificados os locais onde os PEVs estão disponíveis, bem como poderão ser obtidas informações sobre o Projeto Lixo Orgânico Zero – Método Lages de Compostagem e onde estão os Locais de Entrega Voluntária de Recicláveis (LEVs) e de Tampinhas – Tampets. Basta clicar uma única vez nos quadros coloridos e o cidadão terá acesso às informações sobre cada projeto.

Texto: Daniele Mendes de Melo

Fotos: Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente/Divulgação