Bem Vindo, visitante! [ Cadastre-se | EntrarRSS Feed  | 

Facebook Twitter email

Nenhum banner para exibir

Anunciar Empresa
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E A DO CONHECIMENTO: Atropelaram a Educação e a resistência a novas culturas

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E A DO CONHECIMENTO: Atropelaram a Educação e a resistência a novas culturas

HÁ 20 ANOS QUE A NOSSA EDUCAÇÃO ESTÁ ENSINANDO CONTEÚDOS E FORMANDO GENTE PARA TAREFAS DO SÉCULO PASSADO. A ORGANIZAÇÃO E
CAMINHO NATURAL DA  EDUCAÇÃO PODERÁ SER A PRIVATIZAÇÃO – Aquisição de vagas pode aliviar o peso crescente da estrutura e das contaras públicas.

CAMINHO NATURAL DA EDUCAÇÃO PODERÁ SER A PRIVATIZAÇÃO – Aquisição de vagas pode aliviar o peso crescente da estrutura e das contaras públicas.

NAS MÃOS DE PROFISSIONAIS O SETOR SE TORNARIA MAIS PRODUTIVO E SEM INTERFERÊNCIA IDEOLÓGICA, PARTIDÁRIA E DE CONTEÚDOS EXÓTICOS. O Ensino
CAI PARA 623 MORTOS EM 24 H, MAS CASOS PASSAM DE MEIO MILHÃO – SP começa abrir atividades no interior, mas Capital prorroga vigência de medidas restritivas.

CAI PARA 623 MORTOS EM 24 H, MAS CASOS PASSAM DE MEIO MILHÃO – SP começa abrir atividades no interior, mas Capital prorroga vigência de medidas restritivas.

VEJA ADIANTE O BALANÇO DE HOJE. MINISTRO INTERINO CONTINUA VISITAS PELOS ESTADOS QUE ESTÃO PREOCUPADOS COM A SUPER LOTAÇÃO DE
ESTIAGEM PODE COMPROMETER ABASTECIMENTO NO SUL DE SC – Mais 15 dias sem chuva forte justificará decreto de emergência.

ESTIAGEM PODE COMPROMETER ABASTECIMENTO NO SUL DE SC – Mais 15 dias sem chuva forte justificará decreto de emergência.

BARRAGEM QUE ABASTECE CRICIÚMA E REGIÃO ESTÁ COM 10% DE SUA CAPACIDADE DE ESTOCAGEM. CIDADES, INDÚSTRIAS E AGRICULTURA PODEM TER
CAMPO NÃO PARA E JÁ COLHEU 90% DA SUPERSAFRA DE GRÃOS – Área já está quase toda coberta de milho e é preparado solo para nova safra.

CAMPO NÃO PARA E JÁ COLHEU 90% DA SUPERSAFRA DE GRÃOS – Área já está quase toda coberta de milho e é preparado solo para nova safra.

DADOS IMPORTANTES REVELAM QUE DEPOIS DA PANDEMIA PROVAVELMENTE O MUNDO PRECISARÁ MUITO DE ALIMENTOS E O BRASILEIRO PRECISARÁ COMER E RECUPERAR SUA
FIQUE EM CASA, EVITE IR BUSCAR O VÍRUS E CONTAMINAR QUEM VOCÊ AMA – Parar a Terra, no bom sentido, é preciso!

FIQUE EM CASA, EVITE IR BUSCAR O VÍRUS E CONTAMINAR QUEM VOCÊ AMA – Parar a Terra, no bom sentido, é preciso!

RAUL SEIXAS E SÍLVIO BRITO JÁ PREVIAM ISSO HÁ MAIS DE 30 ANOS: O DIA EM QUE A TERRA PAROU
INVERNO CHEGA PESADO NO SUL E NO CENTRO DO PAÍS – Geou forte na Serra Catarinense, Gaúcha e até no Sudeste do País.

INVERNO CHEGA PESADO NO SUL E NO CENTRO DO PAÍS – Geou forte na Serra Catarinense, Gaúcha e até no Sudeste do País.

SOL E CÉU CLAROS, MAS COM MUITO VENTO, APÓS A GEADA, TROUXERAM UMA SENSAÇÃO ATÉRMICA NEGATIVA EM 10 MUNICÍPIOS DAS
O DESAFIO DA RECUPERAÇÃO DO PAÍS APÓS A PANDEMIA – Infraestrutura, recuperação de empresas e competitividade.

O DESAFIO DA RECUPERAÇÃO DO PAÍS APÓS A PANDEMIA – Infraestrutura, recuperação de empresas e competitividade.

APÓS VENCIDA A BATALHA PELA VIDA E AS REFORMAS, VEM A BUSCA DA CONFIANÇA DE INVESTIDORES INTERNACIONAIS PARA RECUPERAÇÃO DA

Semana Nacional de Trânsito evidenciará os cuidados com os motociclistas em Lages


Esta postagem foi publicada em 12 de setembro de 2017 Administração, Notícias, Notícias em Destaques Slide Topo, Política.

São mais de 12 mil motocicletas circulando por Lages, de acordo com dados de agosto
Está se aproximando mais uma edição da mobilização nacional que traz à tona uma das maiores preocupações de governantes e da sociedade como um todo: os riscos do dia a dia no trânsito. Não é de hoje que a problemática tem ocupado as discussões de órgãos de trânsito e mais que um caso de polícia, se tornou um caso de educação.

Com o tema “Minha Escolha faz a Diferença no Trânsito”, a Semana Nacional de Trânsito terá uma programação especial em todo o Brasil, com atividades entre os dias 18 e 25 de setembro. O tema foi definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e acompanha as ações da “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020”.

Em Lages, o maior município da Serra, com maior concentração de veículos no perímetro urbano, já existe um roteiro definido que ainda receberá incrementos. Em Lages, segundo dados de agosto, existem 106.022 veículos emplacados. Destes, 12.705 são motocicletas e 3.027 motonetas.

Na quinta-feira (14), às 17h, está marcada uma reunião geral sobre as definições do evento. O dia 18, data da abertura, será inteiramente dedicado ao alerta e educação dirigida aos motociclistas, portanto, das 9h às 17h, escolhido para a maior concentração de toda a Semana. O evento será realizado no espaço da Secretaria de Política para a Mulher e Assuntos Comunitários, na Avenida Presidente Vargas, cedido pela responsável Marli Nacif. Junto ao Núcleo de Educação de Trânsito criou-se um esquema de funcionamento desta agenda especial para os motoristas sobre duas rodas e chamar sua atenção para reservar alguns minutos a esta conscientização, uma vez que os motoqueiros são conhecidos pela pressa do cotidiano, pois geralmente correm contra os ponteiros do relógio, são motoboys entregadores de peças, pizzas e lanches, e mototaxistas que dependem da agilidade.

Como será?

O coordenador executivo de Segurança e Trânsito/Diretran, Jacinto Bet, antecipa que haverá um espaço de recepção a este público-alvo, com aferições básicas de pressão arterial e índice glicêmico, por profissionais da Secretaria Municipal da Saúde. O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) prestará orientações buscando estimular a doação de sangue, como já ocorre com grupos de motociclistas em Lages, em campanhas de ajuda voluntária, a exemplo do Motoclube, Cavalo de Aço e Erosão. “Ocorrem inúmeros acidentes com motos e os seus condutores são os que praticamente mais precisam de reposições. Infelizmente, os maiores índices de acidentes fatais estão ocorrendo com motociclista. E muitas vezes é vítima de um mau condutor de veículo. Blumenau apresenta o maior índice de óbitos proporcionalmente ao número de habitantes. A cada dez acidentes, sete envolvem motos. Nossas preocupações perduram por todo o ano, não somente em campanhas especiais”, pontua Jacinto Bet, adiantando que para as edições futuras a ideia é ampliar e tornar o evento ainda maior. “Nossa intenção é de que em 2018 tenhamos isso ainda mais superior, com equipamentos, veículos, pistas fixas.”

No espaço da concessionária de motos, Dorvalino Motos, um dos parceiros da Semana de Trânsito, irá ceder mecânicos que prestarão seus serviços de check-up, com revisão de pneus, correntes, velas, complemento de óleo, entre outros pontos. A Ipiranga, através de um departamento/empresa de óleos e lubrificantes, irá doar determinada litragem de óleo para que nesta operação de revisão seja reposto ou trocado este líquido essencial para o bom funcionamento e segurança do veículo.

Educar para não remediar

Haverá contato com o Núcleo de Educação de Trânsito e agentes de trânsito, além de receber panfletagem. Na sequência dos trabalhos, os motociclistas seguirão para a sede do Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), que disponibilizou um instrutor de condução para receber norteamentos sobre a conduta no trânsito, feito por e para todos.

De acordo com a gerente de Educação de Trânsito, Fátima de Souza, a programação será amplamente complementada, ao longo dos demais sete dias, com panfletagens nas paradas em semáforos (blitze), intervenções com a pista educativa e palestras nas escolas para crianças e adolescentes. São parceiros da Semana Nacional de Trânsito em Lages a Secretaria da Saúde, Hemosc, Sest/Senat, Rádio Clube e rede de postos Ipiranga.

Em um âmbito geral, sobre todos os tipos de veículos, a análise do coordenador executivo reflete que há grande responsabilidade da maioria dos motoristas, que continuam cometendo os mesmos erros. “Imprudência em velocidade excessiva, ingestão de álcool, desrespeito à sinalização, subida em canteiros, derrubada de postes, e conseqüente quebra de abrigos de ônibus e lixeiras”, reitera, enfatizando que os prejuízos gerados nestes tipos de ocorrências com danos ao patrimônio público, segundo Jacinto, são passíveis de cobrança para ressarcimento e recomposição. O resguardo é feito pela Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, conforme explica o coordenador da Diretran, explicando, ainda, que o Meio Ambiente faz este levantamento através do registro de câmeras ou pelo Boletim de Ocorrência (B.O.).

O trabalho de educação nas escolas está em andamento. Em poucos dias as multiplicadoras das noções repassadas durante curso recente serão dotadas de tablets, doados pela Receita Federal, os quais poderão receber aplicativos e jogos atrativos a este público, a base da cidadania.

 

Cronograma de ações ao longo de 2017

O Contran sugere o seguinte cronograma de ações ao longo do restante do ano:

  • Setembro – Campanha da Semana Nacional de Trânsito (18 a 25 de setembro de 2017);
  • Outubro – Campanha de conscientização sobre consumo de álcool e direção;
  • Novembro – Campanha do Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito, e
  • Dezembro – Ações de apoio à Campanha Rodovida, do governo federal.Cronograma 18/09 (segunda) –  13h30min – Palestra e pista educativa no CECDia 20/09 (quarta-feira) –  Das 18h ás 19h30min – Panfletagem na Uniplac Dia 22/09 (sexta-feira) –  Das 10h às 12h – Panfletagem na no Calçadão da Praça João Costa e Palhaço Tremendão com sua turma Dia 24/09 (domingo) – Das 11h às 14h – Panfletagem no Lages Garden Shopping Dia 25/09 (segunda-feira) –
  • Das 10h às 12h e das 14h às 17h – Panfletagem no Terminal Urbano
  • Dia 23/09 (sábado) –
  • Das 18h às 19h30min – Panfletagem na Unifacvest
  • Dia 21/09 (quinta-feira) –
  • Das 11h às 13h – Panfletagem no CAV
  • Dia 19/09 (terça) –
  • Das 9h às 11h – Abertura Semana Nacional de Trânsito na Secretaria de Política para a Mulher e Assuntos Comunitários

    Fotos: Carlos Alberto Becker


383 Visualizações

Nenhum banner para exibir

Coluna Eron J. Silva



-