“PORÇÃO DO SOL”, A GARANTIA DO ALIMENTO SAUDÁVEL E AO ALCANCE DE TODOS – A segurança da saúde aos seres vivos e ao Planeta.

“PORÇÃO DO SOL”, A GARANTIA DO ALIMENTO SAUDÁVEL E AO ALCANCE DE TODOS – A segurança da saúde aos seres vivos e ao Planeta.

PORÇÃO DO SOL – Agricultura Orgânica: ainda vamos ouvir falar muito disso e do casal criador: Danilo Macedo e Aleixa Mendes.

Não demora muito, se quisermos viver mais e termos qualidade de vida após os 50 anos, teremos de nos nutrir por processos intracelulares ou com produtos orgânicos de procedência certificada.

E já está sendo desmistificado o produto orgânico, pois ele já é colocado no mercado a preços acessíveis a todas as camadas da pirâmide social. O objeto desta reportagem é um exemplo disso.

 

WhatsApp Image 2019-01-19 at 23.43.20

 

Os produtos comercializados pela PORÇÃO DO SOL – Agricultura Orgânica transmitem tamanha segurança de sua qualidade ao adquirirmos, que você não tem apenas a certeza, como tem a sensação dessa qualidade que vai por à mesa.

E olha que os donos do negócio nem teriam como dispor de um centavo sequer para investir em publicidade. Estão ganhando esta reportagem por merecimento e porque sempre acreditamos que o segredo da saúde e da qualidade de vida está mais em cuidarmos do que entra pela boca e nem tanto do que sai dela.

Está inventado, portanto, o jeito para que todos tenham acesso a uma boa alimentação: a certificação da procedência dos produtos realmente orgânicos e a nova filosofia das grades disciplinares das universidades que estão conscientizando os acadêmicos para que se preocupem com o bem estar da população, dos demais seres vivos e do Planeta. Não é à toa que a longevidade de vida já preocupa até os governos, os institutos e os planos de Previdência.

………….

ANEXO

SAIBA MAIS SOBRE A EMPRESA INDIVIDUAL DE QUE FALAMOS ACIMA E SOBRE SEUS CRIADORES

PORÇÃO DO SOL, a porção sagrada que vai se consagrar também no mercado

WhatsApp Image 2019-01-19 at 23.57.42

Como analista do cotidiano o comunicador percebe logo, entre os elementos que compõem a paisagem urbana, aquele que merece atenção. Neste sábado, ao sairmos pela manhã, chamou-nos a atenção uma tenda de hortigranjeiros, diferente de tudo o que já se viu no gênero. Além de tudo, bonita e bem administrada.

Ao retornarmos da reportagem fora da cidade, já no fim da tarde, lá estava a dona do negócio, à espera de mais clientes. Paramos para nos inteirarmos melhor sobre o empreendimento e percebemos logo que não estávamos diante de uma simples feira convencional, dessas da criatividade do brasileiro para sobreviver, ou para só fazer a intermediação entre o produtor e o consumidor urbano.

Pela comunicação e o conhecimento da moça, já percebemos que estávamos diante de um revolucionário negócio, tanto como parte das tendências, como em benefício das pessoas, dos seres vimos em geral e do Planeta.

Inicialmente, planejamos uma entrevista para o próximo sábado, já que a feirinha é semanal. Mas, o encanto com o que vimos foi tanto que resolvemos por no ar ainda hoje a reportagem.

De volta para as fotos e a entrevista, encontramos a Aleixa Mendes, atenta às perguntas dos clientes daquele instante. Permanecemos observando a desenvoltura da empreendedora, que ao mesmo tempo que informava a origem e a qualidade dos produtos, esbanjava conhecimento e charme.

Apresentou-nos o Danilo Macedo, sócio no negócio e marido. Ambos são estudantes da UFSC – Campus de Curitibanos. Ela cursando Engenharia Florestal e ele Agronomia.

Tem produção de orgânicos em São José do Cerrito e representam inúmeros produtores de orgânicos da Agricultura Familiar de Curitibanos, onde estudam, na Universidade Federal da SC – UFSC – Campus da Serra Catarinense.

WhatsApp Image 2019-01-19 at 23.44.15

A Aleixa Macedo é do Amapá e veio estudar em SC através do Enem/SISU, que dá acesso à universidade pública.* Disse que resolveram criar a empresa porque é preciso retirar o estigma de que todo produto orgânico tem de ser caro. As porções que vende, em unidades ou em kg, vão de R$ 2,50 a R$ 5,00, com certificação e a sacola ecológica que comercializam a preço acessível, com durabilidade quase infinita e biodegradável.

O Danilo Mendes é de São Paulo/Capital. Por lá trabalhou de boy a auxiliar de escritório e auxiliar administrativo de supermercado. Iniciou os estudos cursando Logística, onde um professor falava muito que o futuro da agricultura e da humanidade está na produção orgânica. Também no supermercado em que trabalhava percebia a procura pelos orgânicos.

Como estava cansando da cidade grande, com falta de segurança, o sofrimento na mobilidade urbana e em permanentes estresse, resolveu vir para SC, onde suas notas do Enem abriram as portas do curso de Agronomia na UFSC. Ainda para completar o acerto da decisão encontrou a Aleixa Macedo, que virou sua esposa.

(*) O acesso à universidade privada se dá através de bolsa, POUNI ou financiamento do FIES.

WhatsApp Image 2019-01-19 at 23.56.30