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VEJA PARTE DA HISTÓRIA DA CONSTRUÇÃO DA ESTRADA CORVO BRANCO/sc – “Estamos tingindo de preto as asas brancas do corvo”.

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ESSA CONSTRUÇÃO FOI MAIS UM DOS DESAFIOS DA ENGENHARIA À NATUREZA. ELA PASSA POR UM SANTUÁRIO ECOLÓGICO DE GRÃO PARÁ.
FÓRUM PARLAMENTAR/SC FOI À ANTT DISCUTIR CONCESSÃO DA 101 – Amin e FECAM integraram essa comitiva.

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O senador Esperidião Amin participou da reunião do Fórum Parlamentar Catarinense com a Diretoria da ANTT, em Brasília. Objetivo foi
UM SONHO DA SERRA DO RIO DO RASTRO – UM TELEFÉRICO LIGANDO SIDERÓPOLIS AO MIRANTE DE BOM JARDIM..

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PENSADO NO GOVERNO CATARINENSE PASSADO, O PROJETO INTERESSOU A INVESTIDORES EXTERNOS. MAS AGORA ESTÁ FORA DA PAUTA DO TURISMO DE
OBRAS DAS RODOVIAS CATARINENSES TEM AS DIGITAIS E AMIN – BR 282 e Esterada da Serra do Rio do Rastro foram seus desafios.

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GOVERNADOR POR DUAS VEZES, O ATUAL SENADOR ESPERIDIÃO AMIN SEMPRE FOI UM APAIXONADO POR RODOVIAS. DESDE OS TEMPOS DE SECRETÁRIO
A MULHER NA POLÍTICA – A força da bancada do batom continua em alta em Santa Catarina.

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URUPEMA - NA SERRA CATARINENSE - DEVE SER O MUNICÍPIO COM A MAIOR BANCADA FEMININA. São quatro as vereadoras que estão
BASTIDORES DO INDICIAMENTO DE JULIO GARCIA EM IMAGENS – Maioria do público da terça, 15, nos arredores do plenário da ALESC, era de repórteres.

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PRESIDENTE DO PODER GARANTE QUE VIVERÁ UM CALVÁRIO ATÉ O STF, MAS PROVARÁ OS EQUÍVOCOS DESSA INVESTIGAÇÃO ALCATRAZ EM RELAÇÃO
AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE PROJETO QUE BENEFICIA 60% DOS MUNICÍPIOS – A matéria é do deputado Jerry Comper, presidente da comissão de assuntos municipais/SC.

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PROJETO PROPÕE ALTERAÇÃO NA DISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS AOS MUNICÍPIOS. OS MENORES, UNS 60%, SERIAM OS MAIS BENEFICIADOS. Atualmente o bolo do
EDITORIAL –  É importante se criar municípios? Qual o efeito disso no retorno dos impostos?

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HOJE A DIVISÃO DO BOLO ARRECADADO NO ICMS É DE PARTE IGUALMENTE A TODOS E PARTE COM BASE NO MOVIMENTO

UM LUGAR QUALIFICADO E DE FUTURO PROMISSOR – Criciúma/SC tende a ser uma das melhores cidades para se viver, em 10 anos.


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Esta postagem foi publicada em 19 de setembro de 2019 Administração, Notícias, Notícias em Destaques Slide Topo, Política.

AVANÇA A PASSOS LARGOS EM TRÊS FRENTES: INFRAESTRUTURA, EDUCAÇÃO E SAÚDE. AGORA DEVE DESCOBRIR NO TURISMO O SEU 4º PILAR.

Com pouco mais de 200 mil habitantes, esta bela cidade do Sul de Santa Catarina está a 200 km de Florianópolis, às margens da BR-101, com quatro acessos rodoviários e uma economia consolidada. A base é, entre outros, a indústria, comércio (serviços), inovação e agronegócio.

FUTURO GARANTIDO

Uma cidade com um dos mais perfeitos sistemas de transporte coletivo urbano; uma infraestrutura que cresce quase que em progressão geométrica; um dos melhores atendimentos de saúde; uma educação que prepara o capital humano como na escola privada – e para o trabalho – e com muito pouca violência urbana.

Essa é Criciúma que, sendo assim, só pode estar predestinada ao sucesso.

Como a lógica da física e da vida recomenda se assentar as coisas em quatro pilares, logo deve surgir o 4º, que tem tudo para ser o Turismo.

Perceba que o Turismo é um negócio que hoje está entre as tendências. E essa cidade de porte médio acima está a 30 km do mar, a 50 da Serra do Rio do Rastro e a 80 do turismo da Serra Catarinense. Já conta com uma estrutura de visitas ao complexo de minas de carvão, a gastronomia italiana é em nível de Europa, tem excelente rede hoteleira, há um aeroporto na distância padrão e sete etnias colonizadoras.

As colônias, Italiana, Alemã, Negra, Espanhola, Polonesa, Portuguesa e Árabe atuam de forma integrada e realizam todo ano a tradicional Festas das Etnias. A 31ª edição acaba de ser realizada.

CIRCUITO INTEGRADO DE TURISMO

A natureza e a colonização já deram uma boa mão na formação do ambiente para um roteiro turístico, interligado com a Serra Catarinense, tendo Criciúma como polo.

A atividade turística já está praticamente consolidada, com vários eventos turísticos com base em atrações como a culinária italiana, a diversidade de etnias, o experimento de visitação a uma das minas desativadas do complexo de exploração de carvão e as iniciativas do poder público municipal, como estudos da Rua Suspensa.

FUNDAÇÃO CULTURAL FAZ ESCOLA

Como fator de alavanca, pode-se citar a Fundação Cultural de Criciúma, que é presidida por um iluminado chamado Dr Júlio Lopes. Tem obtido um sucesso após o outro.

Seu diferencial é a presença física nos mais diversos eventos; energia total na preparação dos mesmos; e desenvolvimento de parcerias com os mais variados setores da Comunidade. Tudo isso tem possibilitado cumprir a parte do Governo Municipal sem gastos, praticamente participando com a logística, a equipe operacional e envolvendo outros setores da prefeitura.

A fórmula mágica da equipe do presidente Júlio é a busca de parcerias junto ao Comércio e outros setores da Economia e da Sociedade.

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DIFERENCIAIS NOS SERVIÇOS PÚBLICOS DO MUNICÍPIO

SAÚDE

ESTRUTURA

Secretaria,  37 unidades de saúde; uma UPA no barro Próspera para a emergência e mais uma que estará em construção no bairro Rio Maina; atendimento quase que universal no Hospital Infantil SC e no Hospital São José;

DIFERENCIAIS NA SAÚDE

Banco de leite materno; atendimento avançado praticamente universal nos bairros; atendimento de urgência e emergência; programa para zerar filas de especialidades, já com três filas zeradas; psicólogos e assistentes sociais.

Na Unidade de Saúde Santa Bárbara, há um dos modelos de atendimento

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Francielle Gava, Lenilda Locks, Cristiane Schneider, Raquel Marcelino, Vanessa Kraeski, Débora de Souza e Yasna Navarro.

…………

EDUCAÇÃO

DIFERENCIAIS

Qualificação permanente do corpo docente e de técnicos; filosofia baseada na formação de capital humano em nível do que sai do ensino privado; merenda escolar de qualidade; e a capacitação do jovem já visando o trabalho. Acontece durante o 9º ano, sendo uma das opções a Robótica, à tarde.

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O prefeito Clésio Salvaro tem como objetivo principal a preparação mais completa possível do capital humano, isto é, em nível da escola particular. A faixa etária de atuação é a entre os 04 e os 14 anos, e com oferta de qualificação para o trabalho.

Portanto, a proposta que sugere à Rede Municipal de Ensino é a de procurar oferecer ao cidadão uma preparação para pensar, ter criatividade e sucesso mais rápido na carreira profissional.

Como tem a educação como um dos pilares da sua gestão, a presença é constante nas escolas. Tanto que parece já ter criado um vínculo muito forte com a clientela escolar.

Constatamos que onde chega logo é assediado pelos jovens, especialmente pelas crianças.

REDE FÍSICA, PROFISSIONAIS E CLIENTELA

68 unidades (chegarão a 26 as quadras esportivas cobertas até dezembro); 22.800 alunos; e 1.800 professores.

O atendimento é dos 4 aos 14 anos, ensino fundamental I e II e o Proeja – ensono a jovens e adultos – com 1.200 alunos.

……….

TRANSPORTE URBANO

A mobilidade urbana é muito boa. No mínimo satisfatória para os mais exigentes. São três terminais integrados (Centro, Pinheirinho e Prospera); frota relativamente nova; itinerários abrangentes e com pontualidade; e pessoas são preparadas, treinadas para um atendimento, cujo endereço é o passageiro.

………..

INFRAESTRUTURA

O prefeito Clésio Salvaro desenvolve um arrojado projeto de pavimentação de 500 ruas a serem inauguradas em 06 de janeiro próximo (aniversário do município).

Algumas ações e obras: inauguração do Parque das Nações, inauguração do Parque dos Imigrantes do Rio Maina, (tradicional bairro da cidade), iniciou a revitalização do Parque Centenário no Paço Municipal, fez a modernização de vários pontos da cidade, trocou todas as lâmpadas convencionais por lâmpadas de Led, garantiu recursos para construir em tempo recorde a UPA do Rio Maina a ser inaugurada no dia do aniversário do município, (06 de janeiro de 2020). No mesmo dia 06 será inaugurada a revitalização do Parque Centenário e entregues as 500 ruas pavimentadas.

Atualmente está a todo vapor a execução do projeto de asfaltamento das 500 ruas, cuja inauguração marcará as comemorações do aniversário da cidade. Nesse dia deve lançar novo projeto de pavimentação com mais 200 ruas.

Para viabilizar tudo isso, adquiriu uma usina de asfalto, que já é motivo de grande repercussão. Seu estilo é antes consultar a comunidade para depois agir.

 

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CRICIÚMA TEM FORTES LAÇOS HISTÓRICOS COM O CARVÃO E COM O TREM. NASCEU NA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA E SE ESPALHOU AO LONGO DOS TRILHOS, HOJE AVENIDA CENTENÁRIO.

HISTÓRIA

1880, chega a primeira leva de imigrantes na cidade;

• 1893, Giácomo Sonego descobre o carvão, dando início a sua exploração;

• O carvão era transportando a Jaguaruna; de lá era transportado em pequenos barcos para o porto de Laguna e então seguia de barco até Rio de Janeiro;

•O principal meio de transporte utilizado na época era o carro de boi;

• Com a exploração do carvão veio a necessidade de um meio de transposto mais eficaz e rápido;

•1917, construção do trecho de Tubarão-Araranguá da estrada, passando por Criciúma;

•1919, início da Construção da ferrovia em Criciúma, surgindo, assim, com essa construção, inúmeras oportunidades de emprego;

• Em 1° de Janeiro de 1914 foi inaugurada oficialmente a linha do trem para passageiros;

Naquele dia a cidade parou para festejar a inauguração. O senhor Marcos Rováris foi quem organizou os festejos para recepcionar as autoridades;

• O trem mais esperado do dia foi o das seis ( 18 horas), quando chegava familiares, amigos, mantimentos …
O comércio fechava e todos iam esperar o trem;

•1940, foi construída uma nova estação de trem em Criciúma;

.21 de outubro de 1943 muda o nome da cidade para Criciúma, de Cresciúma para Criciúma);

•1970, veio a decadência da estrada de ferro, foram retirados os trilhos de Criciúma e a estação central foi demolida.
Dando lugar, posteriormente, à Avenida Centenário e o Terminal Central de Transporte Urbano.

Acontecimentos no século XX
Momentos que movimentaram Criciúma

Gesiel da Silveira Gonçalves
organizador

………

IMAGENS HISTÓRICAS

Uma cidade que praticamente nasceu na estação do trem e se espalhou ao longo da ferrovia.

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Chegada do trem das seis era um evento social.

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Na localidade de Pinheirinho era a estação das máquinas.

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Nosso agradecimento ao Arquivo Histórico, que nos forneceu os dados do resumo histórico e as fotos antigas logo acima.

A coordenadora, Marilei Rodrigues Corrêa, e equipe nos dedicaram especial atenção e prestaram um grande serviço a esta postagem.

………………………………………….

OPINIÃO DO ERON PORTAL

Um dos indicadores da veracidade de alguns conteúdos exaltando o Governo Municipal, na postagem acima, foi a atenção que nos foi dispensada por onde, discretamente, passamos em busca de dados oficiais. Percebeu-se o alto interesse pela cidade e que “envergam” como torcedor a camisa do projeto administrativo atual.

Ainda bem! Menos mal! Quer dizer que por aqui se desmistifica a ideia que se tem do serviço e do servidor púbico em geral. Nos últimos tempos se inverteu um pouco o objetivo primeiro do setor público: ao invés de servir, parece que virou se servir dos cargos. Em troca, muito menosprezo ao cidadão.

Em outros lugares, em regra geral, o servidor se considera o dono do setor público e até quer se confundir com o poder. Considera-se o poder em pessoa…personalizado.

Veja que no Brasil de hoje o servidor se acha Deus, especialmente o de carreira. E os chefes tem certeza de que são Deuses. Perceba que até estes nunca tem tempo!

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Texto: Eron J Silva.


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Coluna Eron J. Silva



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