O portal já havia previsto novidades sobre o Aeroporto Regional – Recorde nesta postagem

O portal já havia previsto novidades sobre o Aeroporto Regional – Recorde nesta postagem

Já há novidade sobre o Aeroporto Regional. Veja nesta matéria enviada pela Amures.

INFRAERO ASSUME GESTÃO DO AEROPORTO REGIONAL DO PLANALTO SERRANO

Solenidade reuniu várias autoridades em Correia Pinto
Créditos: Oneris Lopes

O presidente da Amures, prefeito de Urubici Antônio Zili, participou nesta quinta-feira (18), da solenidade de assinatura da ordem de serviço para que a empresa Infraero inicie a administração, operação e manutenção do Aeroporto Regional do Planalto Serrano, em Correia Pinto. O governador Raimundo Colombo assinou o documento e disse que o aeroporto poderá entrar em operação ainda este ano.

O contrato tem duração inicial de 12 meses, sendo renovável ao final do prazo de vigência, e prevê um custo mensal de R$ 127.953,96. O aeroporto já está dotado de diversos equipamentos de sinalização e segurança adquiridos pelo Governo do Estado e que são necessários para o cumprimento das próximas etapas (vistorias e homologação), visando seu funcionamento.

“É mais uma etapa que prepara o aeroporto para receber pousos e decolagens homologados. O prédio está pronto e, agora, começa a administração. O aeroporto vai cumprir um papel estratégico de integração e desenvolvimento para toda região. Os equipamentos adquiridos são os mais modernos e completos que têm na aviação brasileira para aeroportos deste porte. Para a compra, foram investidos R$ 4,5 milhões pelo Governo do Estado”, disse o governador.

Neste primeiro momento a Infraero ficará responsável pela ocupação do espaço físico, limpeza e manutenção da área, além de buscar a homologação do aeródromo junto aos órgãos reguladores, como a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II).

O diretor de Transportes da Secretaria de Infraestrutura, José Carlos Muller Filho, explicou que, para o funcionamento do aeroporto, o primeiro passo é obter a homologação visual, para, na sequência, buscar a homologação por instrumentos, para então transferir os voos de Lages para Correia Pinto. “A expectativa é começar a receber voos de aviação geral diurnos já no segundo semestre e voos por instrumentos até o final de 2018. Tudo depende da homologação dos órgãos reguladores”, disse.

Representou a Infraero no evento Aldair Rizzi. Ele disse que a empresa vai cumprir todas as exigências da Anac para ter condições de receber voos comerciais. “É uma iniciativa muito importante para o desenvolvimento regional. Já temos uma superintendente que vai cuidar dos trabalhos aqui, a Márcia da Silva Santos e, posteriormente, serão contratados os funcionários terceirizados. Com certeza, o funcionamento deste aeroporto é um grande ganho para Santa Catarina”, destacou.

O prefeito em exercício de Correia Pinto, Casemiro de Liz, disse que a assinatura do contrato com a Infraero abre em definitivo o caminho para o progresso do município”.

Com informações:

Secretaria de Estado de Comunicação – Secom

…..

Aeroporto deve ser inaugurado no 1º semestre/18 – homologação e gestão estão a caminho

aerporto

Operações ocorrerão até com baixo teto. Não há obstáculos num raio de 18 km.

Já está tudo pronto para que o Aeroporto Regional da Serra Catarinense entre em operações. Sua localização leva para mais longe o adicional indesejável. Ele significa mais desenvolvimento.

Está pronto o acesso, o Corpo de Bombeiros já está funcionando e até serve de referência a outros aeródromos para treinamento.

O acesso e o trevo estão concluídos, a questão da sua administração deverá ser mesmo feita por um grupo gestor de caráter regional e o processo de autorização (homologação) pelo 5º Comar já está praticamente concretizado.

Ainda no primeiro semestre deste ano deverão ter início as operações a 14 quilômetros do Centro de Lages.

Localização ideal

Em toda cidade o aeroporto está localizado a mais de 10 quilômetros de áreas urbanas habitadas. É a distância ideal por questão de segurança e devido ao adicional indesejável, decorrente das operações de um aeroporto.

A segurança da população também é um fator a ser considerado e que o novo aeroporto atende perfeitamente a esses detalhes.

Um aeroporto significa desenvolvimento e mobilidade, contudo, também tem seu lado ruim. Apenas recordando, veja que já foram vários os acidentes ao redor do nosso atual aeroporto.

A gente se lembra que até mortes foram registradas e uma senhora foi vítima fatal ao ser atingida por um corpo na tragédia do choque de duas aeronaves.

Outro acidente que marcou foi a queda de uma aeronave próximo ao lixão e que por questão de segundos não caiu sobre as residências dos arredores do Aeroporto Federal.

Outro acidente de repercussão foi aquele envolvendo a Esquadrilha da Fumaça, cuja aeronave acidentada por pouco não caiu sobre pessoas que estavam assistindo às acrobacias.

Veja no vídeo abaixo um exemplo do risco de um aeroporto às pessoas. Quando você menos espera uma aeronave pode cair sobre sua cabeça:


 

 



Politica de Privacidade!