UM GUIA DE TURISMO QUE TRABALHA EM VERSOS – A nova modalidade de guia de turismo: um trovador

UM GUIA DE TURISMO QUE TRABALHA EM VERSOS – A nova modalidade de guia de turismo: um trovador

TROVADOR GUIA NARRA A HISTÓRIA, A CULTURA E OS PONTOS TURÍSTICOS EM VERSOS A VISITANTES.

 

 

Destacamos a ideia de uma nova modalidade de guia de turismo para agregar valor ao produto dessa atividade: valorizar o talento de um dos maiores artistas da trova; mas narrando em trova os pontos turísticos, a história e a cultura locais.

A Serra Catarinense tem um dos maiores trovadores do Sul do Brasil: Bruno Antunes. Não só faz repentes como também é cantor convencional. Acontece que nós pouco olhamos para nosso umbigo. Até as autoridades da terra, os profissionais liberais, empresários e inclusive comunicadores e artistas, fazem mais sucesso quando estão fora. Não se duvida se daqui um pouco o trovador Bruno Antunes seja contratado lá fora para o fim que se refere esta matéria.

Há quem sugira ao pessoal do Turismo de Lages e de São Joaquim algo que poderia vir a fazer a diferença. E recomendam o Bruno Antunes para atuar como um guia turístico cheio de estilo.

É só prepará-lo para ajudar a recepcionar as excursões que chegam, principalmente no inverno, quando muita gente quer curtir o frio. No turismo de eventos ele já canta para o pessoal, porém, não do jeito que imaginam os entendidos em turismo.

Com a inauguração do Aeroporto Regional, que agora opera com qualquer tempo, já se tornou viável as operações de voos especiais no turismo de eventos e de serra. Como os pontos turísticos são espalhados e distantes, isto seria uma limitante, exigindo muita engenharia operacional especial.

Portanto, vai ser comum o pessoal chegar ao aeroporto e se deslocar de ônibus para São Joaquim, por exemplo. Isso, além de exigir logística adequada, não deixa de ser cansativo e um intervalo de possível tédio na programação.

Já imaginou colocar um artista como guia turístico? Com indumentária completa e música para receber o pessoal? Mas não seria uma música qualquer e sim um trovador contando a história, os pontos turísticas, enfim, contando tudo em trova.

 

Seria algo diferente, envolvente, uma agregação de valor. Por si só já seria um produto. Além disso, os 90 km do aeroporto até São Joaquim pareceriam um pulo. Entretendo as pessoas com esse tipo de guia turístico elas nem veriam o tempo passar. Esta seria apenas uma das formas de valorizar melhor o Bruno.

Exemplo de talento

Num desses domingos, o repórter do Portal chegou à casa do famoso Peninha, músico, arranjador, compositor e dono de uma grande bagagem musical. Sem saber, encontrou lá seu irmão Bruno Antunes. Foi bem quando faziam uma tertúlia, cantando versos ao acaso. Assim que pôs a cara na sala o Bruno já lascou esta:

O que é bom já nasce pronto, meus senhores e minhas senhoras, os meus versos são pra todos e pra juventude de agora. A todos peço licença, bondade a gente conquista, tenho versos nas manchetes, no jornal e na revista, quero saudar o Eron, renomado Jornalista.

COMO USAR ESTE MODELO

Já imaginou o Bruno recebendo turistas, mais ou menos assim:

Mesmo estando no outono, é frio o clima lageano, peço licença a todos, pra mostrar com muito orgulho, um pouco do estilo serrano.

Bem ali já vem chegando, repontado pelo minuano, com um bichará tubiano, o grande Paulo Duarte, ex-prefeito lageano.

 



Politica de Privacidade!