Bem Vindo, visitante! [ Cadastre-se | EntrarRSS Feed  | 

Facebook Twitter email

Nenhum banner para exibir

Anunciar Empresa
ENTRAMOS NAS SEMANAS CRÍTICAS DA COVID E CURVA DEVE COMEÇAR A ACHATAR – País passa de 1,9 milhão de casos e mais de 74 mil óbitos.

ENTRAMOS NAS SEMANAS CRÍTICAS DA COVID E CURVA DEVE COMEÇAR A ACHATAR – País passa de 1,9 milhão de casos e mais de 74 mil óbitos.

MÉDIA DE ÓBITOS SE MANTÉM EM TORNO DE MIL, MAS PRÓXIMOS DOIS MESES SERÃO MUITO DIFÍCEIS, DIZEM INFECTOLOGISTAS. A QUEDA
GEADAS CASTIGAM O SUL EM PLENA PANDEMIA – Pessoas devem se proteger e cuidar da imunidade.

GEADAS CASTIGAM O SUL EM PLENA PANDEMIA – Pessoas devem se proteger e cuidar da imunidade.

EXPECTATIVA ERA MESMO DE MUITO FRIO DESDE A SEMANA PASSADA. DIA 10 OCORREU A MAIOR GEADA DESTE ANO. Em Urupema foi
CAUSOS E LENDAS DO SUL NO ERON PORTAL – Cara do Sul adapta camiseta da Universidade de Boston. Na sua cópia ficou: “Universidade de Merdon”.

CAUSOS E LENDAS DO SUL NO ERON PORTAL – Cara do Sul adapta camiseta da Universidade de Boston. Na sua cópia ficou: “Universidade de Merdon”.

LEIA, TAMBÉM, AS MAIS ENGRAÇADAS HISTÓRIAS DOS PERSONAGENS CURIOSOS DO RS E SC.   A IDADE DO HOMEM E DA MULHER. As fases da
AS BEM HUMORADAS DO PORTAL – As frases sobre a pandemia e as barbeiragens dos políticos.

AS BEM HUMORADAS DO PORTAL – As frases sobre a pandemia e as barbeiragens dos políticos.

A TRAJETÓRIA DA CORRUPÇÃO NO BRASIS E AS COISAS HILARIANTES DE ALGUNS POLÍTICOS E RAPOSAS VELHAS. Sore o fim da pandemia Velhinha
O JORNALISTA É UM TROPEIRO DA ERA DIGITAL – O original transportava cargas e agregava costumes. O comunicador transporta informação.

O JORNALISTA É UM TROPEIRO DA ERA DIGITAL – O original transportava cargas e agregava costumes. O comunicador transporta informação.

O PRIMEIRO USAVA O LOMBO DE MULAS E O ATUAL OS IMPULSOS ELETRÔNICOS - EDITORIAL - Um pedaço da história da formação
LEGADOS POSITIVOS DA PANDEMIA – Um deles: a descoberta do sofrimento nos lugares mais esquecidos.

LEGADOS POSITIVOS DA PANDEMIA – Um deles: a descoberta do sofrimento nos lugares mais esquecidos.

O DEPOIS DIFERENTE DA HUMANIDADE NOS SENTIMENTOS, NOS COSTUMES E NA SUA VISÃO DA VIDA.   O desafio da superação trará um
HISTÓRIAS BEM HUMORADAS E CURIOSAS DO SUL – O gaúcho caminhoneiro e o Manezinho da Ilha: a linguagem e o diálogo sobre a carga de suínos.

HISTÓRIAS BEM HUMORADAS E CURIOSAS DO SUL – O gaúcho caminhoneiro e o Manezinho da Ilha: a linguagem e o diálogo sobre a carga de suínos.

O "MANEZINHO DA ILHA" É O TÍPICO HABITANTE NATIVO DA ILHA DE FLORIANÓPOLIS. ELE TEM UMA LINGUAGEM TODA ESPECIAL.   HISTÓRIA -
CONGRESSO APROVA PRORROGAÇÃO DAS ELEIÇÕES PARA NOVEMBRO – SAIBA AS NOVAS DATAS DEVIDO À PANDEMIA.

CONGRESSO APROVA PRORROGAÇÃO DAS ELEIÇÕES PARA NOVEMBRO – SAIBA AS NOVAS DATAS DEVIDO À PANDEMIA.

SENADO E CÂMARA APROVAM O ADIAMENTO DAS ELEIÇÕES PARA NOVEMBRO. Sessão conjunta das duas Casas sanciona a matéria nesta quinta,

INFORME DO LEGISLATIVO LAGEANO 18/05/2017


Esta postagem foi publicada em 19 de maio de 2017 Administração, Legislativo, Notícias em Destaques Slide Topo, Política.

Transparência para com a sociedade 

Presidência se reúne com representantes da sociedade civil e apresenta balanço do 1º quadrimestre da Câmara.

Na manhã desta quarta-feira (17), a presidente da Câmara de Lages, Aida Hoffer (PSD), organizou uma reunião com representantes da sociedade civil organizada, na qual expôs algumas ações e iniciativas realizadas nos primeiros quatro meses da 18ª Legislatura.

Esteve presentes o diretor-geral da Câmara, Milton Matias; o assessor econômico Osni Proença; o presidente da seccional Lages da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Célio Spagnoli; o presidente da Comissão de Moralidade Pública da OAB, Aloir Correa; o vice-presidente da Associação Empresarial de Lages (Acil), Juliano Chiodelli; o presidente do Observatório Social de Lages, Fabiano Ventura, e a coordenadora Maria Letícia Varela.

Somente em folhas salariais e diárias, a Câmara economizou R$286 mil em relação ao 1ª quadrimestre do ano passado. Soma-se a isso, a redução financeira em contratos licitatórios de materiais de consumo, expediente e serviços. A projeção é de uma economia de quase R$ 1 milhão aos cofres públicos neste ano.

Além da economia aos cofres públicos, as ações tomadas viabilizarão investimentos em áreas necessárias para o funcionamento do Poder Legislativo, tal como a reforma da cobertura da sede da Câmara e a adequação à televisão digital da TV do Legislativo Lageano. Na reunião também foi apresentado o esboço proposto para o novo site do Legislativo Lageano, que será mais simples, intuitivo e acessível.

De acordo com a presidente Aida, a reunião foi proposta com o intuito de garantir a transparência dos atos do Poder Legislativo à sociedade, o zelo e a preocupação com o dinheiro da população. A próxima ação deverá reunir os presidentes das associações de moradores e líderes comunitários dos bairros de Lages.

Dados sobre acidentes nas BR’s 116 e 282 motivam requerimento na Câmara

Apresentado na sessão de segunda-feira (15), o requerimento 074/2017 tem por finalidade solicitar estudos de viabilidade para o melhoramento na segurança dos usuários que utilizam os cruzamentos da BR 116 com a Rua Grêmio Porto Alegrense e a Rua Vasco da Gama com a BR 282, no bairro Santa Monica.

Para isso, o vereador Jair Junior (PSD) solicita dados de acidentes registrados nos referidos locais à Delegacia da Polícia Rodoviária Federal. O documento recebeu aprovação dos demais legisladores e deverá ser encaminhado ao inspetor-chefe da 5ª Delegacia de Polícia Rodoviária Federal, o qual poderá colaborar com as indagações apresentadas.

Em relação a BR 116, questiona-se sobre a quantidade de acidentes, quais horários, quantidade de veículos, quantidade de vítimas e tipos de acidentes ocorridos entre os Km 244 e 245 (em frente à empresa Minusa e Klabin) no período de janeiro de 2010 até março de 2017. As mesmas informações são solicitadas para os sinistros ocorridos na BR 282, entre o trevo de acesso ao bairro Santa Mônica até o Km 224.

Emeb Coronel Thiago de Castro recebe homenagem na Câmara por conquistas no Jesmel

Os alunos da Escola Municipal Coronel Thiago de Castro, do bairro Santa Clara, foram homenageados na sessão de terça-feira (16) da Câmara de Vereadores, pela conquista do título de campeões de futsal sub 13 nos Jogos Escolares do Sistema Municipal de Educação de Lages (Jesmel). A iniciativa partiu do vereador Pedro Figueredo (PSD), que teve aprovada por unanimidade a moção legislativa 105/2017.

Os jogos foram realizados no ginásio de esportes Ivo Silveira e envolveram 32 equipes e mais de 1.200 estudantes. A equipe da referida escola contou com a participação de 12 alunos, que disputaram seis partidas até a conquista do título em sua categoria. “Parabenizo a instituição e toda a comunidade que esteve envolvida incentivando os alunos na conquista desse título. Todos nós ficamos orgulhosos”, cumprimenta o vereador.

A Câmara Municipal concedeu certificados de “Homenagem Especial” à diretora Justina Inês Varela de Melo, às professoras de Educação Física Alexsandra Aparecida Lima e Bruna dos Santos Zanoni e aos alunos:

Adilson Roberto Santana Ribeiro;

Darlan Ribeiro Figueredo;

Fabiano Cesar Ribeiro Waltrick;

Gustavo Antunes de Oliveira;

Hartur Henrique dos Anjos;

Iuri da Silva;

João Vitor Souza Gomes;

Kauan Rosa Figueredo;

Maurício de Oliveira Correa;

Vitor dos Santos Martins;

Vitor Gabriel Lins de Oliveira;

Sidnei de Lima Santos Junior.

Estudantes do CAV entregam carta de reivindicações aos vereadores

Na sessão desta terça-feira (16), um grupo de estudantes do curso de Medicina Veterinária do Centro de Ciências Agro veterinárias (CAV) da Udesc Lages entregou aos vereadores uma carta aberta à população catarinense, solicitando melhorias de ordem estrutural ao Hospital de Clínica Veterinária da instituição. A intenção é que o documento seja entregue ao reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina, Marcus Tomasi, para conhecimento e providências aos problemas apresentados.

O Centro Estudantil IX de Setembro, representante dos acadêmicos, foi o responsável pela elaboração da pauta de reivindicações. São solicitadas melhorias no espaço físico, pois o mesmo é considerado inadequado para os equipamentos utilizados. Os alunos também reclamam que o prédio do curso está com a instalação elétrica comprometida, telhados quebrados, laboratórios defasados e banheiros sem condições de uso.

Os estudantes destacam ainda a necessidade de instalação da mesa cirúrgica de grandes animais e um local apropriado para o alojamento do aparelho de ultrassom.  Outro pedido é referente à caldeira para cremação de animais, pois a mesma encontra-se quebrada e sem previsão de conserto ou substituição. A falta do equipamento impede que sejam realizados procedimentos de necropsia e diagnósticos das patologias.

A carta foi lida pelo vereador Bruno Hartmann (PSDB) e os demais legisladores receberam uma cópia onde manifestaram apoio às solicitações assinando o referido documento. “Estamos apoiando os acadêmicos em suas reivindicações, que com certeza trarão benefícios não só a eles, mas a toda comunidade e à causa animal”, declarou o vereador

Intensificação no patrulhamento é requerida para o entorno das universidades

A Câmara Municipal aprovou na sessão de segunda-feira (15) o requerimento 075/2017, que solicita à Polícia Militar o patrulhamento intensivo nos arredores das universidades ou qualquer outra forma de inibição aos furtos ocorridos nessas regiões. A autoria do pedido é do vereador Jair Junior (PSD).

O documento destaca que o município conta com três grandes pólos universitários e as queixas referentes a furtos no entorno desses locais têm aumentado significativamente. O requerimento será entregue ao comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Alfredo Nogueira dos Santos.

Linha de ônibus entre o bairro Guarujá e o Garden Shopping é sugerida na Câmara

Aprovado na sessão de segunda-feira (15), o requerimento 072/2017 solicita à Transul, empresa responsável pelo transporte coletivo no município, o estudo de viabilidade para a implantação de uma linha de ônibus que atenda os deslocamentos do bairro Guarujá até o bairro Vila Mariza, especificamente, a região do Lages Garden Shopping. A reivindicação tem autoria da presidente da Câmara Municipal, Aida Hoffer (PSD).

O documento é um pedido feito pelos moradores do bairro, pois muitos são funcionários no Garden Shopping e utilizam o transporte urbano. A ausência desse percurso obriga os trabalhadores e comunidade em geral se deslocarem até o Terminal Urbano para a troca de coletivo para então retornar ao destino pretendido. “Já foi verificado que existe um local apropriado para um possível retorno dessa nova linha”, justifica a vereadora.

Poda de árvores na Rua São Joaquim é pedido do Legislativo

A poda de árvores ao longo da Rua São Joaquim, no bairro Copacabana, é a solicitação apresentada na sessão de segunda-feira (15) através do requerimento 073/2017. De autoria do vereador Lucas Neves (PP), o pedido é endereçado à Celesc, empresa responsável pelo fornecimento de energia na cidade, para que a mesma produza ações visando o desbaste das árvores que estão em contato com a rede elétrica.

O documento recebeu aprovação plenária e será enviado ao diretor da Celesc, José Afonso Marin, para que a empresa possa viabilizar a recomendação proposta. “No local, existem galhos em contato com a rede de energia elétrica. Além de ser perigoso, isso pode provocar atrito entre os fios, ocasionando interrupções no fornecimento de energia e prejudicando a comunidade, a qual tem vários pontos comerciais”, justifica Lucas.

Paratletas da ASDF recebem homenagem no Legislativo Lageano

A sessão de terça-feira (16) foi de homenagem aos atletas do paradesporto da Associação Serrana dos Deficientes (ASDF) pelos resultados obtidos no “Circuito Loterias Caixa”, etapa Rio Sul. A disputa aconteceu de 5 a 7 de maio na cidade do Rio de Janeiro, onde os atletas lageanos conquistaram a excelente marca de 12 medalhas, além de um recorde brasileiro e duas classificações para a etapa nacional. A honraria concedida pela Câmara Municipal deu-se através da aprovação plenária da moção legislativa 108/2017.

Os vereadores José Amarildo Farias (PT) e Maurício Batalha Machado (PPS) foram os proponentes dessa solenidade, a qual concedeu aos atletas certificados de “Homenagem Especial”. Eles parabenizaram os paratletas premiados e também a ASDF, que apesar de todos os desafios e dificuldades, até mesmo financeiros para participar do referido circuito, obtiveram expressivos resultados e vitórias, o que muito orgulha e enaltece o esporte lageano.

Os esportistas premiados disputaram as provas de arremesso de peso, lançamento de dardo e lançamento de disco.  Os homenageados foram:

  • Valcir Antunes Tomaz: 2 pratas;
  • Edilson Pereira do Santos: 1 ouro, 1 bronze e classificação para a etapa Nacional;
  • Aline da Silva Castilhos: 1 ouro e 1 prata;
  • Emerson do Santos Lopes: 2 ouros e classificação para o etapa Nacional;
  • Antonio Clodoaldo de Souza Chaves : 1 prata;
  • Diorgenes Warmiling: 1 ouro e Recorde Brasileiro; e
  • Alan Mota Carvalho: 1 bronze.

 

Galeria de fotos da semana.


1089 Visualizações

Nenhum banner para exibir

Coluna Eron J. Silva



-