ESPAÇO DO FUTEBOL – Coluna do Patrick – Confrontos da Libertadores 2018

ESPAÇO DO FUTEBOL – Coluna do Patrick – Confrontos da Libertadores 2018

Confrontos da Libertadores 2018

confronto


6ª Rodada do campeonato brasileiro

Atlético MG 3 x 3 Chapecoense

Inter 0 x 0 Sport

Vasco 1 x 2 Botafogo

Palmeiras 3 x 1 São Paulo

América MG 3 x 1 Atlético PR

Bahia 0 x 2 Grêmio

Flamengo 1 x 0 Corinthians

Santos 5 x 2 Vitória

Ceará 0 x 1 Cruzeiro

Paraná 2 x 1 Fluminense


CALENDÁRIO APERTADO: ANO DE COPA E MÚLTIPLOS CAMPEONATOS

Técnicos se obrigam a colocar até time “C ” em campo.

No futebol o calendário já é normalmente apertado (exemplo disso é a Europa). Imagina aqui no Brasil, onde não se levam muito a sério as regras? Pensa num ano com: Libertadores, Copa Sul Americana, Copa do Brasil, o Brasileirão (isso para ficarmos só na primeira divisão) e ainda mais o maior evento do Planeta: a Copa do Mundo?!

Deu no que deu: maratona total aos clubes e até transferências frequentes de jogos.

Mas não há muito o que reclamar. Tudo se concentrou no primeiro semestre, mas haverá muito descanso: mais de um mês. Muitos clubes se desdobram para jogar múltiplas competições. É o caso da maioria dos clubes da série A. Perceba que a maioria dos que disputam a Copa do Brasil, a Libertadores e a Sul-Americana estão no Brasileirão.

Tantos campeonatos geram desgaste nos elencos, fazendo com que os treinadores girem com mais frequência os atletas. Os últimos jogos do Campeonato Brasileiro antes da parada acontecem nos dias 12 e 13 de junho e o retorno será no dia 18 de julho.

Lembrando que atletas que atuam em território nacional também podem ser convocados para o Mundial. Então, a rotatividade não é de todo mal. Com maior número de atletas testados é chance para a revelação de novos bons jogadores para o nosso futebol.

É o mesmo que fazer desse limão uma limonada.


Renato Portaluppi, de jogador vitorioso e ídolo a treinador revolucionário e incontestável

Cada vez  é menos comum figuras carismáticas do futebol levarem esta filosofia para a atividade de técnico. São cobrados para serem doutrinadores de elenco, ríspidos e bitolados. Renato monta elencos vitoriosos com jogadores considerados descartáveis. Ataca quando todos os outros se defendem e cumpre promessas consideradas impossíveis. Com seu bom humor, dá coletivas improváveis e nunca foge de assuntos considerados polêmicos.

É notável como ele recupera e prepara, tanto jogadores jovens quanto veteranos. Tira de seu  elenco sempre o melhor e tem um estilo tão próprio que dificilmente pode ser copiado. Em sua última aparição prometeu dar um carro zero a jogadores que fizessem gol magnífico. Além dessa,  já fez e cumpriu diversas outras apostas. Metas e títulos já o colocam como melhor ex-jogador que virou treinador na história do Grêmio. Tanto que o clube já promete construir uma estátua em sua homenagem.


Ex-presidente da CBF é banido do esporte. Saiba a seguir quais as consequências disso.

Após dois afastamentos de 90 e 45 dias, respectivamente, as câmaras em conjunto concordaram em condenar Del Nero nos artigos 21 (suborno e corrupção), 20 (oferecer ou aceitar presentes ou outros benefícios), 19 (conflitos de interesse), 15 (lealdade) e 13 (regras gerais de conduta) do Código de Ética da Fifa.

Tudo resultou no seu banimento do esporte e o pagamento de multa de 1 milhão de francos suíços (R$ 3,5 milhões). Lembremos que seu antecessor José Maria Marín já havia sido condenado sobre os mesmos parâmetros de banimento, não podendo exercer nenhuma função no futebol.

Em pouco mais de uma semana, apoiado por Del Nero, Caboclo foi eleito como novo presidente. Ele assume em abril de 2019 e até lá a CBF será regida pelo Coronel Nunes.

O discurso de Caboclo é muito parecido com o do seu antecessor. Alguns votos nulos por parte dos clubes mostram a dificuldade que o novo presidente terá em sua jornada.

Fato é que se possível a imagem da CBF piora e cada vez mais se agarra em resultados positivos de nossa seleção na copa.


Arbitragem não marca pênalti claro e anula gol válido em jogo do Flamengo na Libertadores

Não é apenas nos campeonatos brasileiros que os árbitros são destaques negativos. No jogo válido pela Libertadores da América, Flamengo e Santa Fé se enfrentaram pela disputa na fase de grupos, na casa do Sana Fé, em Caracas/Colômbia. Aos 36 minutos do primeiro tempo Pavoy chutou e Henrique Dourado projetou o corpo em direção a bola batendo diretamente em seu braço, pênalti não marcado para time da casa.

No final do jogo, o juiz acrescentou 5 minutos ao tempo regulamentar. Já se passava alguns segundos do acrecido e o time carioca interceptou passe no campo de ataque do adversário, marcando o gol, mas o árbitro já havia apitado o final do jogo antes do chute de Geuvânio.

A recomendação aos árbitros é que não termine a partida quando um time estiver no ataque com lance eminente de gol. Contudo, é apenas uma orientação, uma questão de uso do bom senso. O árbitro pode apitar o encerramento da partida, caso entenda necessário.

Contudo, não se sabe qual situação resulta em maior polêmica, se o lance resultar em gol após o tempo de acréscimo sem o apito do árbitro,  ou com o encerramento da partida antes do complemento do lance e que resulta em gol após o apito do juiz.

Vale lembrar que não há possibilidade de o resultado ser revertido para nenhum dos lados. Porém, caso queiram, os clubes podem entrar com reclamação oficial a Conmebol (Organizadora do evento). Outro ponto importante é o arbitro de vídeo, que também não há previsão se irá atuar neste campeonato.

 


Quarto maior artilheiro em atividade do Mundo está em SC e com seu 1 º gol  

Ter um artilheiro em nível mundial no elenco sempre faz a diferença. Prova disso é que logo na sua estreia, Magno Alves já conferiu seu primeiro gol, na vitória do Tubarão por 1 x 0 contra o Cianorte na serie D. O Magnata – como é conhecido – marcou seu gol número 448. Agora só está atrás de Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Messi (Barcelona) e Ibrahimovic (Los Angeles Galaxy) na lista de artilheiros ainda em atividade no mundo.

 


Times mais ricos do futebol brasileiro não impressionam 

Palmeiras e Flamengo são os clubes que mais investiram nos últimos anos nos seu elencos no futebol brasileiro. Somados, seus planteis custam mais de 264 milhões de Euros. Só na temporada o investimento ultrapassou 150,5 milhões de reais na compra de jogadores. Todo esse investimento vem do competente gerenciamento e de grandes jogadas de marketing por parte de seus patrocinadores.

Contudo, este investimento todo não se reflete em campo. Nos últimos temos não conseguiram conquistar nenhum título expressivo. Além disso, não impressionar nos seus campeonatos locais este ano. O Flamengo conquistou o Carioca do ano passado, considerado um título sem expressão que justifique tanto investimento.

O fato é que a pressão só aumenta e torcedores já mostram a insatisfação. Pedem mudanças gerenciais.


Caboclo é eleito novo presidente da CBF 

Com um discurso muito semelhante ao do seu antecessor Del Nero, novo presidente assume a CBF selou o processo da sucessão na entidade. Rogério Caboclo não poderia receber a entidade, em abril do ano que vem, em melhores condições: dinheiro em caixa e bons rendimentos em contratos de publicidade, direito de arena, patrocínios e retorno financeiro por participações em competições esportivos são exemplos disso.

Mas, nada está um mar de rosas. Entre os votos recebidos para se tornar presidente, houve ao menos 3 fortes baques, uma abstenção (Flamengo), uma ausência (Atlético-PR) e um voto em branco (Corinthians).

Para quem acha que é pouco, pense sobre na declaração de Andres Sanches (Presidente do Corinthians) depois da votação: “Espero que o discurso dele não se cumpra. Ele falou que vai apoiar quem votou nele… e quem não votou “. “Mas não acredita que ele tenha peito pra isso”, acrescentou Sanches.

O primeiro desafio de Caboclo será chefiar a delegação Brasileira na Copa do Mundo da Rússia, em junho próximo. A Copa, além de ser o maior evento esportivo do Planeta, é o mais rendoso para o futebol brasileiro.

O novo presidente vai experimentar as primeiras emoções, participando como anfitrião de inúmeros convidados do Brasil e de outros países e com lugar destacado na abertura e durante as competições.


Erros de arbitragem tendem a decidir o campeão e rebaixados

Em um relatório apontado pela CBF – Confederação Brasileira de Futebol – foram quantificados os erros cometidos pelos árbitros no Campeonato Brasileiro do ano passado. O resultado foi que os times mais prejudicados foram: Atlético PR, que terminou em 11º, a oito pontos do rebaixamento; Coritiba, que foi rebaixado para segunda divisão; e Palmeiras, que mesmo com o elenco mais caro do campeonato, terminou em segundo colocado, à 9 pontos do líder.

Os times mais beneficiados foram: Cruzeiro, o 5º colocado e campeão da Copa do Brasil; Grêmio, o 4º colocado e que foi Campeão da Libertadores; e Corinthians que foi o Campeão Brasileiro, mesmo desacreditado por especialistas no começo do campeonato.

Uma possível solução apresentada foi o árbitro de vídeo. Tal método entrou em votação este ano de 2018 e foi derrubado por 12 a 7, por questões óbvias. Os que foram contra e os que roram a favor:

A favor: Flamengo, Botafogo, Bahia, Chapecoense, Palmeiras, Grêmio e Internacional.

Contra: Corinthians, Santos, América-MG, Cruzeiro, Atlético-MG, Atlético-PR, Paraná, Vasco, Fluminense, Sport, Vitória e Ceará.

Abstenção: São Paulo.

 

 


 

Hoje a corrupção está enraizada desde a bandeja de coleta de ofertas da missa à Petrobrás e o futebol.

Esse é um dos temas da estreia do ESPAÇO DO FUTEBOL – A Página do Patrick

Nele você encontrará, semanalmente: comentários, reportagens,  resultados e a classificação dos principais campeonatos.

A seguir, a matéria de estreia:


ESPAÇO DO FUTEBOL – Operação cartola investiga manipulação de resultados de futebol na Paraíba

A operação investiga os crimes de organização criminosa que manipulava resultados de futebol na Paraíba. Foram executados 39 mandados de busca e apreensão nas cidades de João Pessoa, Bayeux, Cabedelo, Campina Grande e Cajazeiras.

São investigados 80 membros da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Comissão Estadual de Arbitragem da Paraíba (CEAF), Tribunal de Justiça Desportiva da Paraíba (TJD/PB) e dirigentes de clubes de futebol profissional da Paraíba.

A Federação Paraibana em nota afirmou que já havia disponibilizado, em março, a abertura dos sigilos bancários, telefônicos e fiscais, não só da FPF, como também do presidente. A instituição ainda ressaltou que, a partir da nova administração, os árbitros não são escolhidos, mas sorteados publicamente, antes das rodadas, com transmissão ao vivo e abertura para a imprensa e os desportistas presenciarem no local.

A PAIXÃO NACIONAL É O FUTEBOL OU A VIOLÊNCIA?

Parece que o que mais se vê é: depredação, confusão, prisões e até mortes.

Seriam os resultados sociais de nosso esporte de massa? Ou é a nova cultura criada pelo futebol no Brasil?

O futebol no Brasil.

Os estádios brasileiros cada vez são menos palco de esporte. Alguns deles se transformam, literalmente, em arenas sangrentas de gladiadores. Arrigo Sacchi, um treinador vice-campeão mundial pela França em 94 disse: o futebol é a coisa mais importante dentre as coisas menos importantes. Não sabia ele que muitos tratam camisas de times de futebol brasileiro como vestimentas mágicas de impunidade. Prova disso é a quantidade de presos por estes atos no nosso país.

São inúmeros as ocorrências de crimes nos estádios. Poderíamos citar mais recentemente a confusões como a que ocorreu em São Januário, que terminou com a morte de um jovem de 27 anos no ano passado. Ou mesmo a depredação da estação de metrô da Barra Funda, no último fim de semana. Além das centenas de milhares de ocorrências no Brasil inteiro e nas mais diversas agremiações.

O Ministério dos Esportes, em parceria com a Abin – Agência Brasileira de Inteligência – lançou no mês de março deste ano cursos para capacitação de agentes especialistas em combate de violência nos estádios. Mas, nada pode mudar se continuarmos fechando os olhos para o criminoso que passa pela roleta de estádio ou quando assistimos por uma tela de televisão às barbaridades, especialmente aos excessos de torcidas violentas, a começar pelas dos principais clubes do futebol brasileiro. Para colhermos resultados, é preciso que externemos nossa indignação para com isso.



Politica de Privacidade!