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EDITORIAL – Protesto de caminhoneiros, um legado por terem pensado um País sobre pneus


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Esta postagem foi publicada em 22 de maio de 2018 Notícias, Notícias em Destaques Slide Topo.


DESDE JUSCELINO QUE FOI PENSADO UM PAÍS SOBRE PNEUS

Não é que a gene seja anti JK. Ao contrário, ele foi um exemplo de um presidente determinado e que acertou em quase tudo. Única coisa que não foi pensada foi em um equilíbrio em relação aos transportes e não houve incentivo a ferrovias, hidrovias e navegação costeira.

Com a dependência em tudo dos veículos e o automóvel passou a ser o sonho de consumo do brasileiro comum. Tudo começou com a necessidade de incentivar o uso do automóvel. Tudo ficou sobre quatro pneus.

O resultado foi que cada vez mais a dependência do veículo é maior. Consequentemente, o poder dos agente do setor de transportes também. Dos caminhoneiros, então, nem se fala.

Desde o plano de metas de JK e de sua meta de crescer 50 anos em cinco que vivemos esse problema em relação ao petróleo. A dependência da economia do Brasil dele é tanta que no passado já foi considerado o maior vilão da inflação. Desde Juscelino que o automóvel é moda, status, demonstração de boa situação financeira, enfim, as muletas do brasileiro.

Em consequência, se observarmos bem tudo depende dos combustíveis. Desde o automóvel ao caminhão de carga e o transporte de massa.

A refinaria, a distribuição, a rede de postos, os empregos e até os impostos que seguram a barra do governo, dos estados e dos municípios representa uma estrutura que amarra.

Com relação aos impostos, toda vez que você coloca gasolina no tanque, quase a metade é para está os impostos. Por isso que o Brasil exporta gasolina excedente por um terço do preço. É porque esse é o preço sem os impostos.

Tudo porque o País vem desde os anos 60 montando uma estrutura sobre pneus.  É a dependência do automóvel, do caminhão de carga e dos veículos de transporte de massa que é cada vez maior.


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Coluna Eron J. Silva



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