CONHEÇA UM FENÔMENO INTERNACIONAL EM FOLCLORE E ARTES POPULARES – Um espetáculo em coreografia, visual, ritmo, técnica e vigor físico.

CONHEÇA UM FENÔMENO INTERNACIONAL EM FOLCLORE E ARTES POPULARES – Um espetáculo em coreografia, visual, ritmo, técnica e vigor físico.

PELA PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, O GRUPO ESTÁ EM CRICIÚMA SE APRESENTANDO NA 31ª FESTA DAS ETNIAS.

Veja agora um breve histórico da trajetória do Agrupacion Mana Ma´0hi – Delegación Oficial de Rapa Nui – Ilha de Páscoa, Chile.

WhatsApp Image 2019-09-11 at 12.44.03 (2)

WhatsApp Image 2019-09-11 at 12.44.03 (1)

Quem conta é o presidente da Secção Brasil da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares, senhor Clerton Vieira.

“Do lugar mais remoto do mundo, o grupo cultural Mana Ma´ohi chega ao continente, com uma companhia artística composta por músicos, dançarinos e artesãos de Rapa Nui, que gostam de compartilhar seu legado ancestral em todo seu país e no mundo, honrando assim o memória de seus ancestrais, tentando ser uma grande contribuição, mantendo sua língua e tradições nativas mais vivas do que nunca, e representando sua cultura com todo o respeito e amor que eles merecem.

Sua principal missão como embaixadores culturais, é transmitir em cada local por onde passam, parte deste legado, através da interpretação de canções ancestrais, danças, ritos e música contemporânea Rapanui, onde se expressam fiel e responsavelmente, cada uma das etapas mais importantes da história de sua ilha distante, uma terra que vive desde seu nascimento, inúmeras histórias de amor por seu povo e seus ancestrais, guerras ferozes entre suas tribos, medo e desolação pela escravidão e uma grande renascimento e apogeu de seus herdeiros atuais.

Como parte de sua carreira, o grupo cultural Mana Ma’ohi, é intérprete da peça original “La Historia del Moai”, a única obra musical de Rapa Nui, que revela um dos mistérios mais importantes da história da humanidade, recontando exclusivamente o significado dos gigantes da pedra, de acordo com a cosmovisão e a tradição oral do povo Rapa Nui.

Além disso, Mana Ma’ohi, já foi apresentada em mais de 150 palcos nacionais, do norte e do sul do país, além da região metropolitana, fazendo parte de diferentes festivais e eventos tão importantes quanto o Festival Internacional de Folclore de Calama, o Campeonato Nacional de povos indígenas no Palácio de la Moneda, a Grande Festa de Los Santos de Cabrero, eventos culturais realizados no Queen’s Park e no Estádio Nacional, e seus membros participaram junto com outros artistas do Rapanui, além da cerimônia de abertura da Copa América Chile 2015 e também no festival Lollapalooza em Santiago, próximo a Haumoana.

Eles também participaram de grandes etapas internacionais na Argentina, Brasil, Colômbia, México, Costa Rica, EUA, Canadá, Itália, Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Israel, Tailândia, Taiti, Moorea, Bora Bora, Raiatea e Maupiti.
DESCRIÇÃO DAS DANÇAS DO REPERTÓRIO

Como parte de sua carreira, o grupo cultural Mana Ma’ohi, é intérprete da peça original “La Historia del Moai”, a única obra musical de Rapa Nui, que revela um dos mistérios mais importantes da história da humanidade, recontando de maneira única o significado dos gigantes da pedra, de acordo com a cosmovisão e a tradição oral do povo Rapa Nui.

Esta história foi criada para ser encenada em diferentes cenários do país e do mundo, para poder contar às diferentes gerações por que a existência dos gigantes de pedra que surpreendem o mundo inteiro e que Até hoje, apresentam muitas controvérsias e estudos sobre sua construção e existência.

Mana Ma’ohi recebeu oralmente por seus antepassados, a história confiável de sua existência, o valor histórico de sua construção e o significado para o povo Rapa nui em termos de transcendência geracional; e a visão de seu diretor Hotu Iti Araki, transformou todas essas informações em uma obra teatral, que, quando colocada no palco, explica de maneira muito pedagógica o processo de cada uma das etapas de sua fabricação e sua instalação no ” Cerimônias Ahu “, que existem no distante Rapa Nui.

Desde a sua criação, e como já descrito, a missão deste trabalho é entregar essas informações aos diferentes públicos do Chile e do mundo, sendo um dos cenários mais importantes em nível latino-americano o Festival de dança folclórica de Criciúma, Brasil, que convoca um grande número de participantes e artistas de diferentes países, que podem receber as informações contidas neste trabalho e divulgá-las ao mundo”.

WhatsApp Image 2019-09-11 at 12.53.58

Clerton Vieira
Presidente da IOV Secção Brasil.



Politica de Privacidade!