COMUNIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA – Brasil transfere presidência da CPLP

COMUNIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA – Brasil transfere presidência da CPLP

PRESIDENTE TEMER ESTÁ EM CABO VERDE PARA A CÚPULA DA CPLP

A Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) era presidida pelo Brasil. O presidente Michel Temer está em Cabo Verde para mais uma Cúpula de Chefes de Estado.

Durante esse evento, o Brasil entregou o comendo da entidade ao País anfitrião do encontro, presidido por Jorge Carlos Fonseca.

Em virtude dessa viagem internacional do presidente, o presidentes do Senado, Eunício Oliveira, e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, tiveram que se ausentar do Brasil novamente para evitar assumir a presidência da República e se tornearem inelegíveis. 

Desta vez o presidente do Senado viajou em caráter privado e o presidente da Câmara viajou em missão oficial para o Chile em avião público. Recentemente, ambos tiveram de viajar para Argentina e Portugal para não assumirem a presidência e foram muito criticados por usarem aviões oficiais.

Quem ficará na presidência até o presidente retornar é a presidente do STF, Ministra Carmem Lúcia.

42561086475_15c7a9887f_k-868x644

BOM EXEMPLO

A presidente da Croácia, Kolinda Graber, deu um bom exemplo ao mundo: foi duas vezes à Rússia assistir à Copa, mas viajou de avião de carreira classe econômica, pagou os custos da viagem do bolso e ainda mandou descontar do salário os dias que ficou fora.

O QUE É A CPLP

A Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) é uma entidade criada a partir de um encontro de ministros de oito países onde se fala Português, realizado no Brasil.

No ano seguinte, os sete Ministros voltaram a se reunir, em Junho de 1995, em Lisboa, tendo reafirmado a importância para os seus países da constituição da CPLP e reiterado os compromissos assumidos na reunião de Brasília.

Nessa ocasião, validaram o trabalho realizado pelo Grupo de Concertação Permanente (que passou a ser denominado Comité de Concertação Permanente) e concordaram em recomendar a marcação da Cimeira para o final do primeiro semestre de 1996, em Lisboa, fazendo-a preceder de uma reunião ministerial em Abril do mesmo ano, em Maputo.

Em 17 de Julho de 1996, em Lisboa, realizou-se a Cimeira de Chefes de Estado e de Governo, que marcou a criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), entidade reunindo Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

Seis anos mais tarde, em 20 de Maio de 2002, com a conquista de sua independência, Timor-Leste tornou-se o oitavo país membro da Comunidade. Depois de um minucioso processo de adesão,  em 2014, a Guiné Equatorial tornou-se o nono membro de pleno direito.

Jorge Carlos Fonseca

220px-Presidente_de_Cabo_Verde_(J_Carlos_Fonseca)

………