COLOCA ERON J SILVA DIA 28/09/2017

COLOCA ERON J SILVA DIA 28/09/2017

Estrada onde a paisagem desfila

FOTO 2

 

A estrada Painel-Urupema com 26 km, não é uma estrada qualquer. Foi construída com um financiamento do BID e segue o leito original da estrada de chão anterior. Assim não há nenhuma reta com mais de 500 metros. Curvas do começo ao fim. Isso possibilita um fenômeno: a paisagem sempre estará a sua frente a paisagem é que desfila. Matas onde predominam as araucárias. Essa é uma exigência nos projetos financiados pelo BID para agredir menos o meio ambiente, funcionar como redutor de velocidade e a paisagem desfila em sua frente. É o modelo europeu de estradas turísticas.


Modelo convencional privilegia as retas

FOTO 2

 

Já o modelo convencional de construção de rodovias, especialmente as BRs e estradas para transporte de cargas as retas são um convite para a velocidade e a paisagem corre ao seu lado, ficando apenas o asfalto em sua frente. Veja na foto.


Coisas simples, mas que resolvem.

FOTO 1

 

Um dos projetos mais interessantes da Secretária Municipal da Agricultura e Pesca é o das Hortas comunitárias. Além de significar economia às famílias, há a vantagem do consumo de produto com muito poucos químicos. O Diretor Administrativo, Ozair Coelho, o Polaco cita a inauguração da horta do bairro Gethal, terreno anexo ao posto de saúde. A entrega da horta contou com a presença do secretário Osvaldo Uncini, do Polaco e do presidente da associação, Aldori Wolff. Mais cinco já estão praticamente prontas, com cerca de 10 espécies de hortaliças, legumes e ervas medicinais A primeira deste ano foi entregue na Vila Esperança.



Politica de Privacidade!