Bem Vindo, visitante! [ Cadastre-se | EntrarRSS Feed  | 

Facebook Twitter email

Anunciar Empresa
AS BEM HUMORADAS DO PORTAL – A última que rola: Era uma vez um cana-dependente que…

AS BEM HUMORADAS DO PORTAL – A última que rola: Era uma vez um cana-dependente que…

O QUE ROLA NA REDES SOCIAIS  É QUE: O último diagnóstico, tendo em vista o inferno astral do ex-presidente Lula, foi:
NATUREZA SERÁ MAIOR ATRAÇÃO NO – Festival de Inverno da Serra Catarinense

NATUREZA SERÁ MAIOR ATRAÇÃO NO – Festival de Inverno da Serra Catarinense

................... NESTE FIM DE SEMANA ACONTECE O FESTIVAL DE INVERNO DA SERRA CATARINENE Os principais eventos serão em Lages e São Joaquim. Mas,
EDITORIAL DA SEMANA – Portal acertou: seleção do mundo foi pra rir e chorar!

EDITORIAL DA SEMANA – Portal acertou: seleção do mundo foi pra rir e chorar!

........... NO DIA DO ANÚNCIO DA SELEÇÃO DE FUTEBOL R  QUE IRIA PARA A COPA DA RÚSSIA FIZEMOS NOSSAS PREVISÕES. Entre outras
CÂMARA HOMENAGEIA CDL PELOS 50 ANOS – Sessão Solene foi nesta quarta

CÂMARA HOMENAGEIA CDL PELOS 50 ANOS – Sessão Solene foi nesta quarta

PERSONAGENS DA MESA: PREFEITO CERON, PRESIDENTE LUIZ MARIN E PRESIDENTE DA CDL, MARCOS TORTELLI ................. Jhonathan Roberto da Silva também recebeu homenagem
VEM AÍ MAIS FRIO NA SERRA CATARINENSE- Bom clima para o Festival de Inverno

VEM AÍ MAIS FRIO NA SERRA CATARINENSE- Bom clima para o Festival de Inverno

NESTE FIM DE SEMANA ACONTECE O FESTIVAL DE INVERNO COM EVENTOS ESPECIAIS EM LAGES E SÃO JOAQUIM Um dos evento tope
ESPAÇO DA ENGENHARIA, TOPOGRAFIA E DA AGRIMENSURA – A página do Magaldi

ESPAÇO DA ENGENHARIA, TOPOGRAFIA E DA AGRIMENSURA – A página do Magaldi

LAGES/SC- Apresentamos uma empresa que se dispões a suprir suas necessidades de Engenharia, Topografia e Agrimensura em Geral: É a Losango
ESPETÁCULO DA NATUREZA – Cerejeiras Japonesas tornam-se cartão postal de Lages

ESPETÁCULO DA NATUREZA – Cerejeiras Japonesas tornam-se cartão postal de Lages

ALÉM DE MAS NEVE QUE PODE VIR POR AÍ, HÁ MAIS UM ESPETÁCULO DA NATUREZA À VISTAS: A FLORADA DA
FIM DOS ALAGAMENTOS – Promessa de obra é acabar com alagamento

FIM DOS ALAGAMENTOS – Promessa de obra é acabar com alagamento

PROBLEMA ANTIGO DE ALAGAMENTO NA MARECHAL FLORIANO ESTÁ COM OS DIAS CONTADOS Equipe da Secretaria de Obras fez a reforma da

BANCO DA FAMÍLIA: Agente micro financeiro de um modelo na tendência mundial


Esta postagem foi publicada em 6 de junho de 2018 Destaques 4, Notícias, Notícias em Destaques Slide Topo, Política.

MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL É UMA TENDÊNCIA MUNDIAL: QUASE TODOS SEREMOS PATRÕES DE SI

Um modelo de financiamento pensado para Lages há 20 anos – o microcrédito – hoje é o mais poderoso instrumento para geração de trabalho e renda. É que ele fomenta e alavanca o empreendedor individual, que vem substituindo o emprego convencional.

Naquele tempo a visionária Isabel Baggio foi buscar nos Estados Unidos, junto ao Banco Mundial, condições para implantar aqui o micro crédito. contou, também,  com a força da Câmara da Mulher Empresária da ACIL.  E o canal foi o Banco da Mulher, hoje Banco da Família, criado com o apoio das entidades representativas do setor produtivo e com forte participação da comunidade que ajudou a formar o fundo garantidor dos primeiros empréstimos.

Há 17 anos o Banco da Mulher virou Banco da Família e já se espalhe por quase toda a nossa região. Esse foi um caso de alago criado no passado que parece ter sido hoje. Quem assistir ao vídeo Revolução 4.0 vai ver lá que o emprego vai ser substituído pelo microempreendedor. Então o que foi pensado há 20 anos por um grupo liderado por Isabel Baggio aqui em Lages, hoje é atual.

Algumas linhas de crédito

Além das já tradicionais linhas de crédito do Banco da Família, agora existe o MEI JURO ZERO, que em Lages e região deu a arrancada já com cerca de dois mil cadastrados. O MEI JURO ZERO é uma linha de crédito criada pelo governo do Estado e disponibilizada pelo Banco da Família em parceria com o outros bancos, possibilitando que microempreendedores apliquem esse crédito em suas atividades, potencializando os pequenos negócios.O

O MEI JURO ZERO  é uma linha de crédito com juros subsidiados que se destina ao giro, compra de estoque, matéria prima, máquias ou aquilo e que o pequeno empreendedor necessitar para produzir ou vender. São R$3 mil divididos em oito parcelas de R$ 428,57, sendo que a 8ª corresponde aos juros e que é quitada pelo Governo do Estado para quem pagar em dia as anteriores.

Para o micro e o pequeno empreendedor, o Banco oferece várias linhas de crédito, como empréstimos para giro, aquisição de mercadorias, equipamentos, ampliação do negócio, melhoria na atividade e tudo aquilo que o micro e o pequeno empreendedor necessitar para crescer.

Instrumento para enfrentar a crise.

Em tempos de crise econômica, como o atual, com o aumento do número de pessoas desempregadas, o microcrédito consolida-se como uma importante ferramenta de combate à pobreza e de inclusão social, já que é uma alternativa de recursos a pequenos empreendedores, sejam eles formais ou informais. O microcrédito destina-se principalmente aos que não têm acesso, ou àqueles que encontram muita dificuldade de acesso aos serviços bancários das instituições comerciais. Esse crédito concedido movimenta a economia positivamente, gerando empregos diretos e indiretos, alavancando os pequenos negócios.

Através de suas operações, o Banco da Família é responsável pela manutenção de quase 150 mil empregos e por mais de 16 mil novos empregos gerados. Desde sua fundação em 1998, o Banco da Família injetou na economia dos municípios de sua abrangência mais de 500 milhões de reais em quase 250 mil contratos.

1

Banco da Família em novo endereço no centro de Lages

 

BANCO DA FAMÍLIA

O Banco da Família é uma instituição de microfinanças, formada por uma associação, registrada como OSCIP (Organização da Sociedade Civil e Interesse Público) tem seu funcionamento autorizado e regulamentado pelo Ministério da Justiça através da Lei n.º 9.790. Nasceu dentro da ACIL – Associação Comercial e Industrial de Lages, em 1998, através de uma iniciativa da Câmara da Mulher Empresária como Banco da Mulher com a missão de ser uma alternativa de crédito aos pequenos negócios, formais e informais, de forma simplificada e eficiente – buscando ampliar e melhorar os pequenos negócios de modo que contribuíssem com o desenvolvimento regional. Em 2003, diante de novas exigências e necessidades, a instituição mudou e ampliou, passando a se chamar Banco da Família, visando aumentar a sua abrangência. A partir de então, o Banco da Família começou um processo sólido e contínuo de expansão. Hoje conta com 19 unidades, sendo 5 Agências e 14 Postos de atendimento nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

2

Cinco anos depois, mudou a denominação para “Banco da Família”. E iniciou sua expansão para fora de Lages.

Em Lages, além da Sede Administrativa, fica a Agência Lages que responde pelos postos de atendimento em Otacílio Costa, São Joaquim, Anita Garibaldi, Urubici e mais uma unidade na própria cidade, situada no bairro Guarujá. Na região do contestado fica a Agência de Curitibanos, que atende também as unidades de Campos Novos, Correia Pinto, Joaçaba e Santa Cecília. No meio oeste catarinense está a Agência de Videira, que abrange também os postos de atendimento de Fraiburgo e Caçador. Nas terras gaúchas o Banco da Família está presente com a Agência Vacaria e o posto de atendimento em Lagoa Vermelha e também a Agência de Caxias do Sul com os postos de atendimento em Farroupilha e Bento Gonçalves.

E hoje, cumprindo sua missão que é de promover a melhoria da qualidade de vida, atuando em microfinanças como agente de transformação social, sua abrangência se estende a mais de 70 municípios nestes dois estados.

O Banco da Família é única instituição do Brasil filiada à rede WWB – Women’s World Banking (Banco Mundial da Mulher).

3

Aniversário de 17 Anos do Banco da Família

……….


58 Visualizações

Nenhum banner para exibir

Coluna Eron J. Silva



-