Bem Vindo, visitante! [ Cadastre-se | EntrarRSS Feed  | 

Facebook Twitter email

Anunciar Empresa
AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE IMPORTÂNCIA DA ARAUCÁRIA – Uma fonte de renda, emprego e desenvolvimento social sem abdicar da sustentabilidade.

AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE IMPORTÂNCIA DA ARAUCÁRIA – Uma fonte de renda, emprego e desenvolvimento social sem abdicar da sustentabilidade.

O tema foi oportuno devido à importância do pinhão (semente da araucária ) como elemento essencial da maior festa cultural
HÁ UNIVERSIDADE QUE TEM ORÇAMENTO QUASE IGUAL AO DE UMA CAPITAL – Palmas para o jornalista que revelou isto.

HÁ UNIVERSIDADE QUE TEM ORÇAMENTO QUASE IGUAL AO DE UMA CAPITAL – Palmas para o jornalista que revelou isto.

Florianópolis tem 480 mil habitantes e um orçamento de R$ 2,1 bilhões; a UFSC tem 70 mil pessoas envolvidas e
SABORES DA SERRA CATARINENSE/SC – O Entrevero: prato simples, mas com sabor sofisticado.

SABORES DA SERRA CATARINENSE/SC – O Entrevero: prato simples, mas com sabor sofisticado.

No "esquenta" das reportagens que o Portal prepara sobre a Festa do Pinhão que vem ai, vamos ao prato que
FRIO PODE TRAZER NEVE NO FIM DE SEMANA EM SC – Fenômeno deve até fechar estradas e há risco de mais chuvas e tornado.

FRIO PODE TRAZER NEVE NO FIM DE SEMANA EM SC – Fenômeno deve até fechar estradas e há risco de mais chuvas e tornado.

Modelos de números meteorológicos preveem Neve Joaquina ainda este mês e ocorrência de fortes geadas. Desta vez não será a Neve
O BRASIL É UMA TAÇA COM 2/3 CHEIOS; MAS SÓ FALAMOS DO 1/3 VAZIO – Até parece que não acontece nada que seja sucesso!

O BRASIL É UMA TAÇA COM 2/3 CHEIOS; MAS SÓ FALAMOS DO 1/3 VAZIO – Até parece que não acontece nada que seja sucesso!

Não dá mais nem para ver notícia porque só se potencializa o que deu errado. As pessoas já saem de
SEM BASE PARLAMENTAR GOVERNO SÓ VAI ENXUGAR GELO – O Sistema é o Presidencialismo que na verdade é um Parlamentarismo disfarçado.

SEM BASE PARLAMENTAR GOVERNO SÓ VAI ENXUGAR GELO – O Sistema é o Presidencialismo que na verdade é um Parlamentarismo disfarçado.

Para fazer passar reformas o governo precisa de votos. Quem grita é a oposição, o Governo vota. O Brasil pensa que inventou
A PÁGINA DA FOREVER ÁGUIAS SERRANAS (NÚCLEO LAGES) – Empreendedores em fase de treinamento e qualificação profissional.

A PÁGINA DA FOREVER ÁGUIAS SERRANAS (NÚCLEO LAGES) – Empreendedores em fase de treinamento e qualificação profissional.

Já estamos na etapa dos treinamentos. Nesta semana formamos a primeira turma profissional em limpeza de pele. Nesta semana o Sistema
REFLEXÃO HISTÓRICA SOBRE O PODER CENTRAL NO BRASIL – Seus altos e baixos de Vargas aos dias atuais.

REFLEXÃO HISTÓRICA SOBRE O PODER CENTRAL NO BRASIL – Seus altos e baixos de Vargas aos dias atuais.

De Vargas até os dias de hoje, uns grupos promoveram saltos no Brasil e outros desperdiçaram os avanços e saíram

AQUÍFERO GUARNI VAI MATAR A SEDE DE METADE DO SUDESTE/BRA – Mas será que o xixi e o cocô urbanos não estão contaminando áreas de recarga dessa fonte?


1-aquiferoguaranimapa
Esta postagem foi publicada em 18 de fevereiro de 2019 Administração, Notícias, Notícias em Destaques Slide Topo, Política.

UMA DAS ÁREAS DE RECARGA DO AQUÍFERO GUARANI JÁ ESTÁ QUASE TODA DEBAIXO DE ÁREAS URBANAS. PORTANTO, SUA PRINCIPAL BOCA DE RECARGA É RODEADA DE BAIRROS.

6b322b52-3a09-492b-aab4-d224552b6bc3

É preciso lembrar que a ocupação dessas áreas é histórica e quando começou ainda nem se sabia que por ali entra a água da chuva que ajuda a formar esse lençol.

Pelo ângulo acima, dá para se perceber que a região está cercada por bairros e que o centro da cidade de Lages/SC aparece ao fundo.

Hoje há movimentação para a criação de uma entidade que elabore projetos para minimizar os efeitos dessa ocupação com a proteção de toda a região e das nascentes ao redor.

O maior estudioso do assunto é o ex-secretário estadual do desenvolvimento social, ao qual sempre esteve ligado o meio ambiente. Ele é Sérgio Godinho, ex-deputado estadual e ex-secretário que sempre denunciou o perigo de contaminação do Aquífero e até sugere recorrer a organismos internacionais, como o Banco Mundial, e financiar projetos de proteção do manancial subterrâneo nesta cidade.

………….

O AQUÍFERO GUARANI JÁ ABASTECE PARTE DA POPULAÇÃO DO CENTRO-SUDESTE DO BRASIL.

A Região Centro-Sudeste Brasileira, especialmente a parte que compreende os estados de São Paulo e Minas Gerais, vive periódicas crises hídricas. São os estados mais habitados desse espaço e por isso é inevitável o impacto ambiental e sua influência do regime irregular das chuvas.

Sem falar nas hidrelétricas que estão com os anos contados por falta d’água num futuro próximo, os reservatórios  de água para o consumo humano também já não tem mantido mais de 50% de sua capacidade por muito tempo nos últimos anos.

Tudo porque não há quantidade nem regularidade e frequência nas chuvas nessa área. A tendência, então, não é nada boa. Será inevitável o agravamento das crises hídricas por lá. Quer dizer: vai faltar água logo.

A alterativa será o Aquífero Guarani, a segunda maior reserva de água doce subterrânea do planeta (em quatro países da América do Sul) com 1,2 milhões de KM2. Mas será que a parte desse reservatório no Brasil está sendo preservada direito? Parece que nem tanto!

Só para começar, sua principal área de recarga em SC já está quase toda dentro de uma cidade. E o olho do furacão das águas da chuva que entram nele através do Arenito Botucatu já está cercada de bairros, com a inevitável contaminação daqui um pouco, pelo menos no início desse reservatório.

Ainda bem que felizmente não vem mais sendo extraídos materiais rochosos dessa área. Porém, é claro que o impacto da presença do homem e de habitações ao seu redor é uma realidade, com iminentes prejuízo ecológico.

Por mais que o Arenito Botucatu deva ser uma espécie de filtro, o fato é que essa esponja que leva a água e serve de filtro, não irá conseguir impedir para sempre a contaminação.

Portanto, já passou da hora de o Brasil e até o mundo começarem a tomar providências, orientando e financiando projetos que amenizem o impacto da presença urbana sobre ou nos arredores dessa riqueza da natureza.

Quem vive em estados como São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul precisa vir conhecer  a área de recarga do Aquífero Guarani que está quase toda cercada por habitações.

Venha ver a crueldade com que o passado tratou o Aquífero Guarani. Ele mata sua sede com água também desses arredores e que pode logo ser misturada com xixi, cocô e lixo que a incompetência, a desinformação e a falta de planejamento dos administradores municipais de um passado bem próximo.

É consequência do imediatismo causado pela necessidade de “ações copa do mundo” (de 4 em 4 anos) a qual nunca deixa planejar para mais tempo que isso. As administrações sempre pensam primeiro em votos e também há a filosofia de só construir e cuidar daquilo que está sobre o solo. Debaixo dele não aparece e nem há onde por placa. Por isso nunca houve porque investir e nem se preocupar com aquilo que corre nas veias da Natureza.

5d41902b-941a-487e-8f9e-bcf1c7e88bed

Em Lages é o local onde aflora o Arenito Botucatu, espécie de esponja

por onde circula água da chuva. Era o fundo do mar, alterado com o

movimento geológico que separou a América da África. O arenito

está entre a popular “pedra ferro” e a camada sedimentar.

1779771d-ba38-4cd6-b364-4c339c4c423e

A recarga do Aquífero em Lages é toda essa área acima. Alguma

vegetação ainda resiste porque o acesso é difícil e parte é propriedade

da igreja católica que a preserva.

………….

AGORA CONHEÇA OS DADOS CIENTÍFICOS DO AQUÍFERO GUARANI E OUTROS NO BRASIL

Aquífero Guarani ou Sistema Aquífero Guarani representa a segunda maior fonte de água doce subterrânea do planeta. Ele ocupa uma área de 1,2 milhões de km2. Recebeu este nome em 1996, pois a região onde se encontra está associada ao território onde viviam parte dos índios guaranis.

Características

Com uma profundidade aproximada de 1500 metros, este grande reservatório de água subterrânea (volume aproximado de 45 mil km3) está localizado no Sul da América do Sul.

Em tamanho, o Aquífero Guarani fica atrás somente do Aquífero Alter do Chão, na região norte do País.

Suas águas abrangem quatro países: Brasil (840.000 km2), Argentina (225.500 km2), Paraguai (71.700 km2) e Uruguai (58.500 km2).

Cerca de 2/3 da área do aquífero guarani está localizada na região centro-sudoeste do Brasil. Veja abaixo o tamanho do aquífero em cada estado brasileiro:

  • Goiás (55.000 km2)
  • Mato Grosso (26.400 km2)
  • Mato Grosso do Sul (213.200 km2)
  • Minas Gerais (51.300 km2)
  • São Paulo (155. 800 km2)
  • Paraná (131.300 km2)
  • Santa Catarina (49.200 km2)
  • Rio Grande do Sul (157.600 km2)

Importância

Os aquíferos possuem grande importância ambiental, pois eles mantêm o equilíbrio entre a quantidade de água subterrânea e superficial do planeta.

O Aquífero Guarani possui grande importância econômica e social, uma vez que abastece a região em que está inserido, colaborando assim com seu desenvolvimento.

O território em que está localizado abrange uma população aproximada de 15 milhões de habitantes e cerca de 200 cidades brasileiras já utilizam sua água para o abastecimento.

Aquíferos Brasileiros

Além do Aquífero Guarani, no Brasil existem cerca de 25 aquíferos, dos quais se destacam:

  • Aquífero Alter do Chão
  • Aquífero Bauru
  • Aquífero Botucatu
  • Aquífero Serra Geral
  • Aquífero Cabeças
  • Aquífero Urucuia-Areado
  • Aquífero Furnas
  • Aquífero Karst
  • Aquífero Hamza
  • Aquífero Itapecuru


261 Visualizações

Nenhum banner para exibir

Coluna Eron J. Silva



-