AMURES ELEGE NOVA DIRETORIA POR ACLAMAÇÃO – Entidade Já é menor que seus dois consórcios.

AMURES ELEGE NOVA DIRETORIA POR ACLAMAÇÃO – Entidade Já é menor que seus dois consórcios.

UM DOS CASOS EM QUE A CRIATURA PEGOU O CRIADOR: O CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE E O CISAMA JÁ SUPERARAM A ENTIDADE MÃE.

O CIS-AMURES VIABILIZA ACESSO À SAÚDE E O CISAMA FAZ PROJETOS E CARREIA RECURSOS E CONVÊNIOS NA ÁREA AMBIENTAL.

…………………..

PREÂMBULO

A OPINIÃO DO SITE ERON PORTAL

A Amures-Associação dos Municípios da Região Serrana – ainda é uma entidade importante, porém não tanto como há 20 ou 30 anos. Ela fez escola, pois foi essa entidade que criou o movimento econômico, estudo que serve de base para os municípios receber o retorno do ICMS.

Mas foi na luta pela integração da Serra com o Litoral e com o Oeste, através da construção da BR-282, que a Amures demonstrou toda sua fora. Foram inúmeras as campanhas e manifestações pró-construção da BR-282.

Foi também uma das entidades que lideraram o levante da Serra Catarinense para recuperar a sua força política. Com o empenho de prefeitos, vereadores e entidades, depois com a campanha Serrano Vota em Serrano, ela foi uma das líderes. A Serra chegou a eleger uma bancada de cinco deputado estaduais e dois federais.

Contudo, foi mais recentemente que, após 50 anos, a essa região reconquistou o Poder Estadual. Teve um governador por dois mandatos. Independentemente de nome e se foi um sucesso ou não, o fato foi que em oito anos foram aplicados quase R$ 2 bilhões em ações e obras para a Serra. E os municípios tiveram pelo menos um convênio especial cada um por ano. E o Fundam alavancou muita prefeitura.

Mas na última eleição a Amures foi omissa e não moveu uma palha sequer pelo voto regional. O resultado foi que tivermos um pífio desempenhos eleitoral. Elegemos apenas um deputado estadual e mantivemos uma cadeira na Câmara Federal. É verdade que houve uma onda varredora por  aqui também. Mas nas outras regiões ele também aconteceu.

E a UVERES – União de Vereadores e Câmaras – também se retirou de cena e muitos de seus integrantes trabalharam para candidatos de fora. Muito provavelmente até numa espécie de mercantilismo de apoio.

A outra entidade que sempre liderou junto a campanha “Serrano Vota em Serrano” foi a ACIL – Associação Empresarial de Lages. Ela também se encolheu desta vez e só fez reuniões para gerar notícia e seus diretores dar entrevistas.

Precismos, no entanto, tirar o chapéu para a CDL – Câmara dos Dirigentes Lojistas. Esta foi a única entidade de classe que se empenhou e chegou até a ir para a rua com seus associados. Brigou pelo voto nos candidatos da região, conscientizou o eleitor para que não deixasse de ir votar, que não votasse em branco e que não anulasse o voto.

Quanto à Amures, é bom lembrar que ao longo dos últimos anos essa entidade virou quase que um clube de prefeitos. Viajam a Brasília em marchas, de pires na mão, em busca de dinheiro ou vão aos congressos da entidade municipalista nacional, a maioria com característica de turismo.

Destaque para sua Assessoria de Imprensa que dá visibilidade a tudo o que a Amures faz e tem seu próprio SITE bem elaborado. Mas se a área de comunicação é eficiente e sua cobertura é perfeita, as ações e conteúdos gerados pelos membros da entidade só produzem efeitos como enxugar gelo.

Por fim, houve uma renovação de prefeitos dos quais pouca gente sabe o nome. Sinal de que esses administradores estão perdendo expressão. Não querem visibilidade ou escondem a cabeça na paróquia igual a o avestruz que esconde a cabeça na macega. De nada adianta procurá-los que nunca estão e o pior é que nem dão retorno. Assessores tomaram conta de tudo. Melhor assim, ficaremos falando das trapalhadas deles.

E não estamos dizendo nenhuma barbaridade com relação à fraqueza da figura de prefeito. Basta observar que atualmente pelos menos três deles estão enrolados com CPI e a maioria já viveu polêmicas locais ou está com o índice prudencial da folha de pessoal beirando o limite ou já o ultrapassaram.

………….

ANEXO

ELEIÇÃO DA NOVA DIRETORIA DA AMURES.

Detalhes da eleição da nova diretoria da Amures no conteúdo abaixo disponibilizados pela sua Assessoria de Imprensa.

 

WhatsApp Image 2018-12-14 at 17.16.01 (1)

O prefeito de Bom Retiro Vilmar Neckel foi conduzido por consenso à presidência da Associação dos Municípios da Região Serrana – Amures. O prefeito de Urupema Evandro Frigo Pereira foi eleito presidente do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – Cisama e o prefeito de Rio Rufino Thiago Costa para o comando do Consórcio Intermunicipal de Saúde – CIS-Amures.

As eleições foram a portas fechadas entre os prefeitos e respeitou-se um acordo prévio de que em 2019, o prefeito Vilma Neckel estaria à frente da Amures. “Agradeço aos prefeitos pela confiança depositada a minha pessoa e penso que o importante é estarmos unidos para pleitearmos pela região e atuar forte junto ao futuro governo estadual e federal”, declarou Vilmar Neckel.
A nova diretoria executiva da Amures terá como 1° vice-presidente o prefeito de Bocaina do Sul Luiz Carlos Schmuler e 2° vice-presidente o prefeito de Capão Alto Tito Freitas. A posse festiva da Amures e dos Consórcios ficou definida para dia 17 de janeiro no Clube dos Oficiais, junto ao 1° Batalhão Ferroviário.
O atual presidente da Amures, prefeito de Urubici Antônio Zilli que permanece no cargo até final desse mês, agradeceu aos colegas prefeitos pela oportunidade após apresentação de um relatório de atividades de 2018. “Sou grato pela compreensão dos prefeitos e a colaboração dos servidores da Amures. Ao cumprir mais este acordo mostramos que a prioridade é a região e temos de construir um diálogo com o novo governo do Estado para ajudar mais nossa região”, declarou Zilli.
Da mesma forma, a prefeita de Palmeira Fernanda Córdova agradeceu o apoio que teve na condução do Consórcio de Saúde, por dois mandatos consecutivos e se colocou à disposição para ajudar as novas diretorias. O prefeito de Otacílio Costa Luiz Carlos Xavier, se despediu do Cisama com o sentimento de dever cumprido e disse que permanece a disposição para ajudar os demais colegas prefeitos.

Municípios aderem ao Reurb

WhatsApp Image 2018-12-14 at 17.16.02

Durante a reunião dos prefeitos foi apresentada uma proposta de Contrato de Programa de Licitação Compartilhada pelo diretor executivo do Consórcio Intermunicipal Catarinense – CIMCatarina, Elói Rönnau, que falou das economias que podem obter os municípios nas compras compartilhadas.
O consórcio opera através da formulação de projetos estruturantes e visa o fortalecimento de ações compartilhadas nos municípios. Também foi assinado por doze prefeitos, os termos de adesão ao Programa Estadual de Regularização Fundiária Urbana – Reurb.
O Secretário Executivo de Habitação e Regularização Fundiária de Santa Catarina, Amarildo Gaio, falou da importância do programa e sua finalidade de incorporar os núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial urbano e à titulação de seus ocupantes.
Os municípios que assinaram adesão ao programa foram: Urubici, Anita Garibaldi, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Urupema, Campo Belo do Sul, Correia Pinto, Palmeira, Ponte Alta, São Joaquim, Painel e Bocaina do Sul.

Diretoria da Amures

Presidente: Vilmar Neckel – Prefeito de Bom Retiro
1° Vice-presidente: Luiz Carlos Schmuler – Prefeito de Bocaina do Sul
2° Vice-presidente: Tito Pereira Freitas – Prefeito de Capão Alto
Conselho Fiscal
Antônio Ceron – Prefeito de Lages
Celso Rogério Alves Ribeiro – Prefeito de Bom Retiro
Ademilson Conrado – Prefeito de Cerro Negro
Suplentes
Giovani Nunes – Prefeito de São Joaquim
Flávio Antônio Neto da Silva – Prefeito de Painel
Luiz Paulo Faias – Prefeito de Ponte Alta

Diretoria Cisama
Presidente: Evandro Frigo Pereira – Prefeito de Urupema
1° Vice-presidente: Thiago Costa – Prefeito de Rio Rufino
2° Vice-presidente: José Tadeu Martins de Oliveira – Prefeito de Campo Belo do Sul
Conselho fiscal
Celso Rogério Alves Ribeiro – Prefeito de Bom Retiro
Serginho Rodrigues de Oliveira – Bom Jardim da Serra
Suplentes
Aires Tadeu Ramos Furtado – Prefeito de Anita Garibaldi
Luiz Carlos Schmuler – Prefeito de Bocaina do Sul

Diretoria CIS-Amures
Presidente: Thiago Costa – Prefeito de Rio Rufino
1° Vice-presidente: Giovani Nunes – São Joaquim
2° Vice-presidente: Fernanda de Souza Córdova
Conselho Fiscal
Antônio Zilli – Prefeito de Urubici
Evandro Frigo Pereira – Prefeito de Urupema
Ademilson Conrado – Prefeito de Cerro Negro
Suplentes
Luiz Carlos Schmuler – Prefeito de Bocaina do Sul
Flávio Antônio Neto da Silva – Prefeito de Painel
Luiz Paulo Farias – Prefeito de Ponte Alta



Politica de Privacidade!