ABERTA 31ª FESTA DAS ETNIAS DE CRICIÚMA/SC – Nesse evento há uma união das culturas e costumes de diferentes povos.

ABERTA 31ª FESTA  DAS ETNIAS DE CRICIÚMA/SC – Nesse evento há uma união das culturas e costumes de diferentes povos.

ENTRE 10 E 15 DESTE MÊS, 7 DOS POVOS COLONIZADORES PROMOVEM A CONFRATERNIZAÇÃO DAS FAMÍLIAS CRICIUMENSES E A COMUNIDADE NO MAIOR EVENTO DO GÊNERO NO SUL DE SANTA CATARINA.

Na primeira noite o público lotou o espaço de shows e os restaurantes típicos no Centro de Eventos José Ijair Conti.

A promoção é União das Etnias. Realização: Duda Produções e Integral Design e Publicidade. Apoio: Fundação Cultural de Criciúma e Governo Municipal. Patrocínio: Angeloni, Unoesc, Saint Bier, Plano Saúde São José e Grupo Vipcar.

A Fundação Cultural é presidida pelo visionário Dr Júlio Lopes, que vem fazendo escola ao apoiar, com sua bela equipe, eventos que fazem a diferença à comunidade, dentro das diretrizes do revolucionário prefeito Clésio Salvaro.

Etnias: Italiana, Alemã, Portuguesa, Africana, Árabe, Japonesa e Polonesa.

WhatsApp Image 2019-09-11 at 12.41.03 (1)

Prefeito Clésio Salvaro presidiu a abertura com representantes das Etnias.

Logo após a abertura oficial, às 18h30 min, teve início uma programação de shows e apresentações culturais, com ênfase para as danças típicas e folclore e apresentações de ritmos dos mais diversos países.

WhatsApp Image 2019-09-11 at 12.42.23 (1)

Até domingo, 15, funciona paralelamente às apresentações os restaurantes da gastronomia singular oferecida em cada um dos estandes das Etnias participantes.

UM SHOW DE VISUAL, RITMO E BELEZA

No palco, as estrelas foram as crianças das escolas de dança, inclusive com apresentações temáticas como a dança do fogo e a da água. O folclore ficou por conta de cada colonização com a riqueza coreográfica e de ritmos.

WhatsApp Image 2019-09-11 at 12.37.40

WhatsApp Image 2019-09-11 at 12.34.17

A Etnia Italiana trouxe danças folclóricas algumas que interagiram com o público. A cidade de Veneza trouxe o a beleza e a curiosidade do Carnaval de Veneza.

O espetáculo de fundo foi a atração internacional, Agrupacion Cultual Mana Ma´ohi – Delegación Oficial de Rapa Nui – Ilha de Páscoa – Chile.

WhatsApp Image 2019-09-11 at 12.44.03 (2)

Foi um Show de visual, vigor físico e ritmo, com dançarinos caracterizados quando também houve muita participação do público. Esse espetáculo, tendo o indígena e a natureza como essência, corre o mundo com a mensagem em defesa da natureza, especialmente dos animais.

Esta foi a primeira apresentação do grupo no Brasil e que já tem nova apresentação programada para esta quarta-feira, 11.

Essa apresentação integra o programa da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares, cuja Secção Brasil é presidida pelo Senhor Clerton Vieira.

WhatsApp Image 2019-09-11 at 12.53.58

Ao falar, antes da apresentação, Clerton anunciou que essa iniciativa entre a Fundação Cultural de Criciúma, o Governo Municipal e a Seccional Brasil da IOV, dá início ao trabalho que deve culminar com a inclusão da Festa das Etnias na programação oficial da entidade pelo mundo.

………………………………..

OPINIÃO DO PORTAL

Em tantos anos de cobertura jornalística, pela primeira vez vimos tanta integração comunitária e tamanha organização num evento cultural e artístico.

Além do espírito de integração, que já é natural, entre as entidades representativas das Etnias, há que se ressaltar o acerto da Fundação Cultural de Criciúma, ao apoiar tão emblemático tema, que tem sintonia com a filosofia e as diretrizes do prefeito Clésio Salvaro.

Sob o comando do presidente, Dr Júlio Lopes, a Fundação conta com uma equipe de primeira grandeza.

Texto: Eron J Silva.