INFORME DO LEGISLATIVO LAGEANO 19 E 22-05-2017

INFORME DO LEGISLATIVO LAGEANO 19 E 22-05-2017

Aplausos aos realizadores de peça de teatro que incentiva as crianças a manter a saúde bucal

Aprovada na Câmara de Lages, a moção legislativa 107/2017, apresentada pelo vereador João Chagas (PSC), aplaude a equipe de saúde bucal da unidade básica de Saúde do bairro Sagrado Coração de Jesus pelo desenvolvimento da peça de teatro intitulada “Era uma vez no Reino dos Dentes”, que incentiva as crianças de cinco a sete anos a manter a saúde bucal de uma forma agradável e divertida.

A peça estreou no Teatro do Sesc em outubro de 2016, devido a comemoração do Dia do Dentista, porém o sucesso foi grande e os convites para se apresentarem em outros locais não tardaram a surgir. A história se passa dentro da boca, onde os dentes são atacados por bactérias e precisam se recuperar com a ajuda da dentista Dra. Bela e da Turma da Limpeza. Todos os personagens possuem fantasias, o que chama a atenção das crianças, tornando a história mais interessante e divertida.

A equipe de saúde bucal em questão já faz um trabalho de prevenção nas escolas da área assistida através de palestras e escovação dental supervisionada. Porém, para reforçar ainda mais esta temática, surgiu a ideia de trabalhar com a arte cênica. “Esse vereador, juntamente com os demais edis, só tem a enaltecer atitudes voluntárias, que vão além das atribuições dos colaboradores para se atingir o objetivo. Esse teatro, além das suas principais razões, também ligou o lazer e o bem estar de todos da comunidade que já tiveram o prazer de vê-los”, ressalta o documento encaminhado ao prefeito Antonio Ceron (PSD) e à secretária da Saúde em Lages, Odila Waldrich.

Os atores da peça são integrantes da própria UBS, dentre dentistas, auxiliares de Saúde Bucal e agentes comunitários de Saúde. Segue a relação dos nomes: Flavio Troncoso Talhavini, Cristiane Macedo Dal’Agnol Colpani, Katiana de Lins, Adriana Sá Paes, Patricia Pera, Luana Silva Sá, Luciana Dutra da Rosa, Karen Daiane Neto, Nilza Iris Palhano, Mara Lucia Bueno, Marlon Aparecida Burigo, Andressa Rejane Silveira, Ivonete Lenzi, Ana Paula Silva.

Informações sobre falta de vacinas no município é solicitada na Câmara

A reclamação por parte da comunidade sobre a falta de vacinas nos postos de saúde municipais motivou o pedido de informação 046/2017, apresentado na sessão de terça-feira (16) da Câmara Municipal. O documento tem a autoria do vereador Ivanildo Pereira (PR), que busca informações da Secretaria Municipal da Saúde, especialmente sobre a ausência da BCG, vacina aplicada no primeiro mês dos bebês que serve de proteção contra graves doenças.

“A vacinação é de extrema importância, é necessário que providências sejam tomadas para que todas sejam fornecidas à população”, disse o vereador. Os questionamentos terão um prazo de até 30 dias para serem respondidos. São eles:

 

  1. Das vacinas fornecidas nos postos de saúde, quais estão faltando atualmente?
  2. A vacina BCG está entre as faltantes? Em caso positivo, desde quando está ocorrendo esta falta?
  3. Há previsão de normalização e disponibilização das vacinas faltantes e da BCG?
  4. Há processo licitatório em andamento para compra destas vacinas, inclusive BCG? Em caso positivo, em que fase se encontra e qual modalidade adotada?

 

Pedido pela reativação do Fundo e do Conselho Municipal de Habitação

A moção legislativa 109/2017 reivindica providências ao prefeito Antonio Ceron (PSD) para que seja restabelecido em Lages o Fundo Municipal e o Conselho Municipal de Habitação, os quais funcionavam nas administrações anteriores e garantiam apoio e suporte financeiro na implementação de programas habitacionais voltados às famílias carentes do município. De autoria do vereador David Moro (PMDB), a matéria foi aprovada no Legislativo Lageano.

Com a aprovação da reforma administrativa da Prefeitura, a Secretaria de Habitação se fundiu à Secretaria de Assistência Social e os referidos aparatos municipais ligados à área habitacional acabaram extintos. “Precisamos reativar este Fundo para que possamos buscar recursos juntos aos governos Federal e Estadual, órgãos, autarquias, e reverter estes recursos em moradias, já que só com o Aluguel Social o município gasta em torno de R$ 1 milhão por ano”, defendeu David.

Faziam parte deste Fundo as doações, auxílios e contribuições de terceiros, onde qualquer entidade poderia fazer doações, que seriam destinadas à Secretaria de Habitação, além de recursos como receitas orçamentárias próprias; recebimento de prestações decorrentes de financiamentos de programas habitacionais ou aluguéis oriundos da locação social; recursos financeiros oriundos dos governos Federal, Estadual, de outros órgãos públicos e de organismos internacionais de cooperação, recebidos diretamente ou por meio de convênios; aporte de capital decorrente da realização de operações de crédito em instituições oficiais, quando previamente autorizadas em lei específica; rendas provenientes da aplicação de recursos no mercado de capitais; produtos de arrecadação de taxas e de multas ligadas a licenciamentos de atividades e infrações as normas urbanísticas em geral, edificações e posturas, entre outras ações tributárias ou penalizáveis que guardem relação com o desenvolvimento urbano em geral.

Plenário da Câmara em vermelho como incentivo à doação de sangue

Teve aprovação plenária na Câmara de Lages o requerimento 077/2017, que sugere que o Plenário Nereu Ramos do Poder Legislativo Lageano seja ornamentado com uma decoração em vermelho no próximo mês, em alusão ao Junho Vermelho, movimento mundial dedicado à doação de sangue. A matéria proposta pelo vereador Lucas Neves (PP) ainda destaca que no dia 14 de junho é celebrado em todo o mundo o Dia do Doador de Sangue.

Recomendação pela poda de árvore em rua do Centro

Encaminhado à direção da Agência Regional das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), o requerimento 076/2017, proposto pelo legislador Lucas Neves (PP), solicita ações visando a poda de árvore em frente à residência 610 da rua Cândido Ramos, bairro Centro, já que está encostando na rede elétrica.

A ação climática de ventos e chuvas pode acarretar na queda das árvores, além disso, os galhos estão em vias de entrar em contato com os fios elétricos, o que poderia ocasionar na interrupção do fornecimento do serviço à população. “O sinistro pode ser evitado através de trabalho de prevenção, sendo que se ocorrer pode provocar grandes transtornos à comunidade local, haja vista se tratar de região populosa e com muitos pontos comerciais”, destaca o requerimento aprovado na Câmara.

 

Lucas Neves (PP)

Indicação n.º 672/2017

Para determinar à secretaria competente, que providencie as ações necessárias para produzir melhorias na Rua Nilo Peçanha, trecho compreendido entre a avenida Luís de Camões até Rua Campo Sales.

Justificativa: Considerando que se trata de uma via de grande fluxo de veículos, em virtude de ligar várias vicinais; a importância econômica que representa tal via, dado a localização de muitos comércios que utilizam tal via; que o trecho em questão se encontra em péssimas condições, haja vista a ação climática, utilização e ausência de manutenção; por se tratar de pedido da comunidade local, solicito atendimento urgente desta indicação.

 

Indicação n.º 783/2017

Para determinar à secretaria competente, que providencie as ações necessárias para produzir melhorias na Rua Dr. Carmosino Camargo, bairro Coral, trecho compreendido entre a avenida Luís de Camões até a Rua Campos Sales.

Justificativa: Considerando que se trata de uma via de grande fluxo de veículos, em virtude de ligar várias vicinais; que o trecho em questão se encontra em péssimas condições, haja vista a ação climática, utilização e ausência de manutenção; por se tratar de pedido da comunidade local, solicito atendimento urgente desta indicação.

 

Indicação n.º 784/2017

Para determinar à secretaria competente, o estudo de viabilidade para a implantação de redutor de velocidade na Rua Campos Sales, bairro Coral (esquina com a rua XV de Novembro).

Justificativa: Trata-se de via de grande fluxo de veículos e pedestres; vários acidentes têm ocorrido no local; por se tratar de uma propositura de suma importância para a comunidade e para todas as pessoas que utilizam as referidas vias e por ser uma reivindicação da associação dos moradores.

 

Indicação n.º 785/2017

Para determinar à secretaria competente, que providencie as ações necessárias para produzir melhoria na Rua Plácido Damiani, bairro Guadalupe.

Justificativa: Constatamos que a referida via encontra-se necessitando em caráter de urgência de manutenção. As condições da citada rua (buracos, valetas e falta de sinalização) têm gerado muitas reclamações por parte dos moradores e da população em geral. O trecho em questão se encontra em péssimas condições, haja vista a ação climática, utilização e ausência de manutenção; por se tratar de pedido da comunidade local, solicito atendimento urgente desta indicação.

 



Politica de Privacidade!